Florence Vive: AME SJC celebra o mês da enfermagem com homenagem à história da profissãoAME São José dos Campos
15 de maio de 2026
Coordenadora assistencial se veste de enfermeira do século XIX e conduz palestra emocionante sobre as raízes da enfermagem mundial e brasileira
Maio é o mês da Enfermagem — e no AME SJC, a data foi celebrada com muito significado, criatividade e emoção. A comemoração teve como ponto alto uma palestra conduzida pela coordenadora assistencial Cleide Rosa, que surpreendeu os presentes ao se caracterizar como uma enfermeira do início do século XX para homenagear aquela que é considerada o marco da enfermagem moderna mundial: Florence Nightingale. Nascida em 12 de maio de 1820, Florence é a inspiração para o Dia da Enfermeira e do Enfermeiro, celebrado mundialmente na mesma data. Já o dia 20 de maio homenageia as Técnicas e Técnicos em Enfermagem, em referência ao falecimento, em 1880, de Ana Néri — pioneira da enfermagem no Brasil.
Uma viagem no tempo para entender o presente
Mais do que uma apresentação histórica, a palestra de Cleide foi um convite à reflexão. Ao resgatar a trajetória da enfermagem — desde os ambientes escuros, sem higiene e desumanos em que as primeiras enfermeiras atuavam até os avanços conquistados ao longo dos séculos — a coordenadora trouxe à tona o peso e o significado de uma profissão que é, acima de tudo, vocação.
“Saber a origem da nossa profissão nos dá uma visão mais ampla do que realmente significa ser enfermeiro: ajudar e fazer o bem, não importa a quem”, afirmou Cleide, emocionando os presentes. “Temos que ser luz na vida das pessoas e jamais deixar de lado o que nossos antepassados passaram para que estivéssemos aqui hoje”, completou.
A palestra também prestou tributo à Ana Néri, considerada a primeira enfermeira brasileira e heroína nacional. Baiana, ela atuou voluntariamente na Guerra do Paraguai, enfrentando condições extremas para cuidar dos soldados feridos — tornando-se símbolo de coragem, dedicação e amor ao próximo, valores que seguem vivos em cada profissional de enfermagem até hoje.
Para fechar as comemorações com chave de ouro, o evento contou com sorteio de brindes e um especial Café com Florence — um momento descontraído e afetivo que reuniu a equipe em torno da celebração merecida de quem forma a maior força de trabalho na área da saúde.
Maio passa, mas a gratidão permanece. Parabéns a todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do AME SJC — que todos os dias escolhem ser luz na vida das pessoas.
Compartilhar

