AME-SJC participa de simpósio sobre Cuidados Paliativos e Segurança do Paciente em TaubatéAME São José dos Campos
1 de dezembro de 2025
Comissão Interna de Humanização acompanhou apresentação de experiências exitosas e participou de oficinas sobre segurança do paciente
A Comissão Interna de Humanização (CIH) do AME de São José dos Campos participou, nos dias 12 e 13 de novembro, do Simpósio de Cuidados Paliativos – Núcleo Gestor de Humanização e Segurança do Paciente, realizado no auditório da DRS-XVII, em Taubaté. O evento reuniu profissionais da região para discutir a implementação da Política Estadual de Cuidados Paliativos e trocar experiências sobre práticas de segurança do paciente.
Dia 1: Experiências Exitosas em Cuidados Paliativos
No primeiro dia, o tema central foi “Experiências exitosas da implantação da Política Estadual de Cuidados Paliativos no DRS-XVII”. O encontro contou com apresentações de casos de sucesso trazidos por equipes das cidades de Jacareí e Taubaté, que compartilharam suas práticas e aprendizados. O foco foi o compartilhamento de conhecimentos e o aperfeiçoamento das rotinas para que os cuidados paliativos se tornem cada vez mais presentes e estruturados na rede de saúde regional.
Dia 2: Oficinas de Segurança do Paciente
No dia 13 de novembro, ocorreram oficinas práticas de segurança do paciente, ministradas por coordenadores e membros de núcleos de segurança de pacientes da regional. As atividades proporcionaram troca de experiências e atualização sobre protocolos e boas práticas voltadas à redução de eventos adversos e promoção de um ambiente assistencial mais seguro.
Política Nacional de Cuidados Paliativos: Diretrizes e Objetivos
A Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP), lançada em 2024, estabelece diretrizes para a organização dos cuidados paliativos no SUS, visando oferecer atenção integral a pacientes com doenças graves e seus familiares.
De acordo com a política, o principal objetivo é aliviar o sofrimento físico, psicológico, social e espiritual, com foco em:
✓ Equipes multiprofissionais capacitadas;
✓ Formação contínua de profissionais de saúde;
✓ Acesso facilitado a medicamentos essenciais;
✓ Humanização do cuidado em todas as fases da doença;
Cuidados Paliativos em Toda a Trajetória da Doença
O evento foi conduzido pela articuladora de humanização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Edna Pinheiro, que reforçou um conceito fundamental: os cuidados paliativos não devem ser aplicados somente no processo ativo de morte, mas sim em toda a trajetória do histórico da doença do paciente.
“A intenção é aliviar o sofrimento e promover qualidade de vida diante do diagnóstico da doença”, completou Edna, destacando que os cuidados paliativos devem ser iniciados precocemente, desde o momento do diagnóstico de uma doença grave, acompanhando o paciente e sua família em todas as etapas.
Compartilhar

