Dezembro Laranja: Dermatologista reforça importância da prevenção ao Câncer de PeleAME São José dos Campos
19 de dezembro de 2025
O Brasil é um país tropical que convive com altas exposições solares praticamente o ano inteiro. Por esse motivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) escolheu dezembro — mês marcado pelo início do verão nos países do hemisfério sul — para instituir a campanha “Dezembro Laranja”, buscando a prevenção e detecção precoce do câncer no maior órgão do corpo humano: a pele.
Com o verão batendo à porta e as praias, piscinas e atividades ao ar livre em alta, é fundamental redobrar os cuidados com a exposição solar e estar atento aos sinais que o corpo dá.
Cuidados Vão Além do Protetor Solar
Segundo a dermatologista do AME-SJC, Dra. Beatriz Peixoto, os cuidados com a pele vão muito além do uso de filtro solar. É preciso ter atenção aos horários corretos para se expor ao sol, evitando ampla exposição no intervalo entre 10h e 16h, período de maior incidência de raios ultravioleta. Além disso, o uso de roupas e acessórios adequados é fundamental:
☀️ Chapéu ou boné de abas largas
☀️ Óculos de sol com proteção UV
☀️ Roupas com proteção ultravioleta (fator UPF)
☀️ Guarda-sol ou sombrinha
☀️ Permanência à sombra sempre que possível
Qual o Fator de Proteção Ideal?
“Quem tem câncer de pele ou tem a propensão a tê-lo, o ideal é o uso do fator de proteção 99, que é o maior que existe. Porém, para as demais pessoas, o fator de proteção 50 já está excelente”, explica a Dra. Beatriz. O protetor solar deve ser aplicado generosamente 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada 2 horas ou após mergulhos e transpiração intensa.
Quem Está em Risco?
A exposição prolongada e repetida ao sol aumenta o risco para o câncer de pele, especialmente entre pessoas que possuem:
⚠️ Pele clara
⚠️ Olhos claros
⚠️ Cabelos ruivos ou loiros
⚠️ Albinismo
“Mas pessoas de pele negra também precisam se cuidar, mesmo que a incidência seja menor”. Outros fatores de risco incluem: histórico familiar de câncer de pele; doenças de pele prévias; sistema imune debilitado; exposição à radiação artificial (câmaras de bronzeamento); e histórico de queimaduras solares, especialmente na infância.
Fique Atento aos Sinais de Alerta
Os principais sintomas do câncer de pele são:
🔴 Surgimento de manchas que coçam, descamam ou sangram
🔴 Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor
🔴 Feridas que não cicatrizam em 4 semanas
🔴 Lesões elevadas com aparência brilhante, translúcida ou avermelhada
🔴 Manchas ou nódulos que crescem progressivamente
“Assim que perceber qualquer sintoma ou sinal, procure o mais rapidamente o dermatologista para que possa ser feita uma avaliação. Assim a chance de cura é bem maior”, completa a Dra. Beatriz.
Compartilhar

