Tags

Janeiro Branco no AME-SJC: mês de reflexão e cuidado com a saúde mentalAME São José dos Campos

3 de fevereiro de 2026

Palestras e dinâmicas convidaram colaboradores a olhar para dentro de si e identificar fatores que impactam o bem-estar psicológico

Para celebrar o Janeiro Branco, o AME de São José dos Campos promoveu ao longo do mês uma série de ações que tiveram como objetivo despertar nos colaboradores a reflexão sobre os cuidados com a saúde mental. Trabalhando dentro do tema “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental”, os palestrantes desenvolveram atividades englobando palestras, dinâmicas e workshops que convidaram os participantes a pararem e olharem para dentro de si, identificando pontos fortes e frágeis que afetam o psicológico no dia a dia, principalmente no que diz respeito ao ambiente corporativo.

Ginástica Laboral: Corpo e Mente em Equilíbrio

A fisioterapeuta do AME-SJC, Priscila Lemes, ministrou uma roda de conversa sobre ginástica laboral e os benefícios que ela traz no dia a dia dos trabalhadores, promovendo alívio de dores, descarga das tensões e do estresse, gerando melhor equilíbrio entre mente e corpo.

“Para quem trabalha sentado, por exemplo, parar após duas horas de atividade e praticar os exercícios é fundamental para aliviar as tensões e evitar dores crônicas”, explica Priscila. No final da conversa, todos os participantes receberam dicas de exercícios que podem ser feitos diariamente nos locais de trabalho.

Saúde Mental no Ambiente Corporativo

A psicóloga Bárbara de Souza Miranda propôs aos participantes uma análise profunda sobre o que é ter saúde mental e quais as atitudes do dia a dia que promovem o bem-estar mental e emocional, principalmente no ambiente corporativo.

“Passamos grande parte de nossa vida no nosso trabalho, então é fundamental refletirmos sobre como está nossa vida emocional neste ambiente, para mantermos a nossa saúde”, explica a psicóloga, reforçando a importância de cultivar relações saudáveis e estabelecer limites no contexto profissional.

Alimentação e Saúde Emocional

A nutricionista Thaísa Soares de Oliveira Moreno falou sobre a parte emocional do consumo de alimentos e deu dicas importantes sobre como se alimentar para manter a saúde psíquica.

“Grande parte da serotonina, hormônio do bem-estar, é produzida no nosso intestino. Portanto, manter uma alimentação equilibrada ajuda muito no nosso humor”, explica Thaísa.

A profissional também alertou para o fato do “comer emocional”. Segundo ela, muitas vezes comemos não por fome, mas pela necessidade de darmos recompensas ao nosso organismo. “Temos fome de quê?”, questiona, convidando os participantes a refletirem sobre suas verdadeiras necessidades emocionais.

Reprogramando a Mente para a Positividade

Fechando o mês de eventos do Janeiro Branco, o colaborador Alciano Moura trouxe o tema “O que fazer quando a mente puxa para baixo”. Baseado nos conceitos da programação neurolinguística (PNL), o palestrante falou sobre como a mente humana funciona diante das percepções do mundo e sobre como é possível reprogramá-la para que deixe para trás a negatividade e trabalhe em prol do alcance de metas e da positividade.

“A nossa mente não distingue realidade dos símbolos, portanto, se falarmos para ela que vamos conseguir alguma coisa, ela dá como verdade”, explica Alciano, destacando o poder da linguagem positiva e da autossuficiência mental.

Compartilhar

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito