Novo fluxo de atendimento do AME SJC reduz fila de espera e dá agilidade ao diagnóstico de câncer de mama
26 de outubro de 2023
Por Aline Campos – MTB 53.283-SP
O Ambulatório Médico de Especialidades de São José dos Campos (AME), gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), criou um fluxo de atendimento por meio de uma linha completa de cuidados que tem o intuito de diagnosticar no menor tempo possível pacientes com câncer de mama e inseri-los com mais rapidez na rede oncológica de referência.
De acordo com o diretor técnico, Dr. Altacyr Pinaffo, o novo fluxo de atendimento inclui todas as etapas necessárias ao diagnóstico, como mamografia, exames complementares, consulta com mastologista e biópsia, o que desonera os municípios gerando brevidade nos atendimentos e também reduzindo a fila de espera.
“A linha de cuidados de câncer de mama do AME tirou do município uma grande carga de trabalho, que é avaliar resultado por resultado, buscar vagas de consultas e de exames complementares, além de laudo e inserção final na referência de oncologia. O AME assumiu todas essas etapas e aprimorou os atendimentos de forma a concluir mais rapidamente os diagnósticos para que o paciente seja encaminhado com mais agilidade à rede de referência para tratamento”, explica.
Para o mastologista responsável pela linha, Dr. Felipe Fonseca, simplificar o processo de cuidados significa um ganho evidente no diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer de mama. “A linha tem um papel fundamental de agilizar e facilitar o diagnóstico de pacientes que tenham qualquer tipo de alteração. Para esse rastreamento por meio da mamografia, estabelecemos inicialmente um fluxo de que os laudos deveriam ser liberados em até 14 dias, mas deu tão certo que hoje conseguimos liberar esses resultados de mamografia em no máximo uma semana. Em todos os casos alterados os pacientes são convocados, realizam exames complementares e biópsia se necessário, e em até três semanas a partir da data da mamografia, o paciente já está com o resultado da biópsia em mãos”, explica o Dr. Felipe Fonseca.
Inserir todas as etapas do atendimento apenas no AME, possibilitou reduzir o tempo médio de diagnóstico e otimizou a jornada dos pacientes desde a primeira consulta até o encaminhamento para a rede de referência de tratamento oncológico.
“Tem também o aspecto psicológico em um momento que a mulher está extremamente fragilizada, e essa redução no tempo para ela significa um ganho incrível de permitir que ela inicie o tratamento mais rapidamente. Muitas vezes de 4 para 3 semanas não se tem um impacto na questão da eficácia no tratamento, mas você tem um impacto psicológico naquela mulher que tem um resultado alterado. Possibilitar essa brevidade no tratamento é muito importante”, completa Dr. Felipe Fonseca.
O AME SJC realiza mensalmente cerca de 500 exames de mamografia, que são separados e recebem laudo médico de acordo com a classificação (Bi Rads 0 a 5).
Compartilhar