Tags

CEAP-SOL promove ação contra a Hipertensão Arterial

23 de abril de 2021

23 de abril de 2021

Por: Igor Guimarães

 

Para comemorar de maneira antecipada o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial que oficialmente é celebrado no próximo dia 26 de abril, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (CEAP-SOL), promoveu na manhã de hoje, 23, na quadra poliesportiva da unidade, uma série de ações voltadas para os colaboradores.

Fizeram parte da ação uma aula com o coach educador físico, Vitor Hugo Ferreira, acerca das principais formas de prevenção à doença, alongamento e realização de aferição de pressão arterial e testes glicêmicos. A ação faz parte do calendário de eventos de promoção à saúde do colaborador que está sendo conduzido pela CIPA da unidade.

Segundo a presidente da CIPA, Jheyne Souza, a intenção é qualificar a atuação da Comissão e promover momentos de cuidado e descontração aos colaboradores. “A CIPA do CEAP-SOL tem sido muito atuante. Estamos montando diversas estratégias que nos auxiliarão com a promoção de uma cultura de saúde e segurança para nossos profissionais. Estamos muito estafados física e mentalmente com todos os desafios enfrentados durante a pandemia. Momentos assim nos auxiliam a alcançar o equilíbrio que é fundamental para darmos continuidade à prestação qualificada de serviços aos cidadãos que nos procuram”, pontuou.

Para o diretor geral da unidade, Bruno Almeida, ações de saúde e segurança dos colaboradores são sempre importantes para a garantia de um ambiente laboral equilibrado para todos. “Alguns de nossos colaboradores trabalham em dois, três e até mais locais. Estão todos muito envolvidos na prestação de assistência a quem precisa. Porém, eles também têm necessidade de serem cuidados e tratados com zelo. Ações como essa reforçam nossa missão de cuidar de quem cuida.”, finalizou o diretor.

Dia Nacional de Combate à Hipertensão :

A data, instituída pela Lei Nº 10.439/2020, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.

A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 – o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireoide ou das suprarrenais. É fundamental diagnosticar a origem do problema, para que seja introduzido o tratamento adequado.

Por ser arejada e contar com boa ventilação, a Quadra Poliesportiva da unidade foi o local escolhido para receber a ação.

Os colaboradores passaram por uma sessão completa de alongamento durante a aula do coach Vitor Hugo.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito