Tags

Ceap-Sol promove grupos terapêuticos como ferramenta para adesão ao tratamento

1 de março de 2019

Os hóspedes do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Goiânia, frequentemente são convidados a participar de grupos terapêuticos comandados por uma psicóloga juntamente com a colaboração da equipe multiprofissional da unidade.
Mesmo com os avanços da medicina e dos medicamentos, a infecção pelo vírus HIV ainda é um tema que gera muitas dúvidas e preocupações para aqueles que vivem com o vírus. Por esse motivo, a realização de grupos terapêuticos não é apenas um diferencial na assistência oferecida, mas determinante para o bem-estar, atendendo, além dos aspectos físicos, também os psíquicos. 
A “roda de conversa” é mais uma forma de humanização e valorização do paciente e é realizada na área externa da casa de apoio com o objetivo de estimular a adesão ao tratamento e munir os pacientes com informações importantes para que participem ativamente do seu tratamento. “O grupo possibilita ao participante uma fonte de apoio e encorajamento, além de auxiliar na diminuição de seus medos e ansiedades e proporcionar a aprendizagem de maneiras de lidar com o HIV/Aids”, afirma a psicóloga Liliam Dayrell.
Na última semana, o grupo contou com a participação da nutricionista Alorna Sales, que compartilhou com os hóspedes questões importantes sobre a alimentação saudável, transtornos alimentares e desmistificou as crenças errôneas de que alguns alimentos não são permitidos para os pacientes soropositivos.
Para os pacientes, momentos como esses auxiliam e muito para o progresso de seus tratamentos. “Pra mim, foi muito bom participar, é importante porque podemos tirar dúvidas e aprender coisas que nem sabia”, comentou um dos participantes.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito