Ceap-sol realiza simulação realística para casos suspeitos de Covid-19

27 de maio de 2020
Por Suyanne Dias
O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio CondomínioSolidariedade (Ceap-sol), unidade gerenciada pelo ISG em Goiânia, promoveuentre os dias 25 a 27 de maio a Simulação Realística para atendimento ao pacientesuspeito de infecção pelo novo Coronavírus. O objetivo foi oferecer um cenário controlado para que a equipepudesse praticar o que foi ensinado durante os treinamentos teóricos e possibilitara verificação das falhas para consequentes melhorias no processo.
Mesmo a unidade não sendo considerada referência para atendimento aoscasos de Covid-19, há uma grande possibilidade de ocorrer situações em quepacientes com outras suspeitas diagnósticas sejam transferidos de outroshospitais para o Ceap-sol e, já estando internados, relatarem histórico e/ouapresentem sinais e sintomas compatíveis com a Covid-19. A médica e DiretoraTécnica da unidade, Dra. Karina Fonseca, enfatiza a importância do treinamentorealizado. “Já houve situações em que recebemos pacientes com quadro sugestivode Dengue que, logo após a internação, relatam sintomas respiratórioscaracterísticos da infecção pelo novo coronavírus. Nesse momento, éimprescindível que a equipe esteja preparada para iniciar o protocolo deatendimento de acordo com as recomendações dos órgãos competentes”, comenta.
Para que a simulação se tornasse realidade, a Coordenação Operacional, oSetor de Qualidade e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) doCeap-sol se envolveram para proporcionar o melhor aprendizado à equipe. “Realizar a simulação realística possibilitaque os profissionais assimilem a teoria e a relacionem à realidade prática deatendimento, preparando-os para uma resposta rápida frente à situação”, comentaa enfermeira de SCIH, Hellen Kássia Rezende.
Compartilhar