Tags

Condomínio Solidariedade inaugura novas instalações

2 de dezembro de 2015

Um marco. A inauguração do novo Condomínio Solidariedade nesta segunda-feira (30 de novembro) é simbólica para a história da saúde em Goiás. Com a presença de personalidades políticas, imprensa, equipes de assistência do local e pacientes, a instituição foi oficialmente apresentada como uma casa de apoio e unidade de saúde multidisciplinar aos portadores de HIV/Aids ou outras doenças infecciosas e dermatológicas encaminhados pelo Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad (HDT/HAA). Cerca de 230 convidados participaram da solenidade na arena do Condomínio, onde foram celebradas a melhoria e a ampliação das instalações, que têm duas décadas de fundação. O investimento total para a obra e aquisição de equipamentos foi de R$ 4,5 milhões e os custos mensais de manutenção serão de R$ 700 mil.
 
A eficiência e agilidade dos serviços após a transferência de gestão das unidades públicas de saúde estaduais para organizações sociais (OSs) foi destacada pelo governador Marconi Perillo. Ele elogiou o trabalho da organização social Instituto Sócrates Guanaes (ISG), que gerencia o Condomínio e o HDT/HAA. “Não é fácil e nem barato manter um serviço de qualidade, mas conseguimos oferecer unidades com nível melhor que o dos hospitais privados”, salienta. O governador reforçou que o serviço tem apresentado avaliação positiva pela população, além de cumprimentos de metas estabelecidas em contrato com as OSs e transparência por meio da fiscalização de órgãos fiscalizadores.
 
Diretora geral do Condomínio e do HDT/HAA, Anamaria Arruda lembra que a instituição havia perdido a identidade ao longo do tempo e retorna com um projeto arrojado para ajudar na reinserção social. “É um sonho comum que vira realidade visando cuidar do outro com afetividade, saúde e cidadania”, afirma. A proposta, segundo o superintendente técnico-científico do ISG, André Guanaes, é de renovação. “O Condomínio oferece um lugar adequado para quem mais precisa, por isso iremos levar essa causa para a sociedade. Criaremos a Embaixada da Solidariedade e já estamos em contato com artistas e empresários em busca de apoio”, antecipa.
 
O novo conceito com resultados positivos foi apontado pelo secretário de estado da Saúde, Leonardo Vilela, como um dos pontos favoráveis da gestão por OSs. Ele reforça a importância do novo Condomínio Solidariedade como uma casa de saúde que acrescentou leitos para o HDT/HAA. “É público, gratuito e de acesso à população”, sintetiza. O local passa a contar com núcleos de apoio psicossocial e de assistência médica e também de hospedagem temporária para os pacientes do interior do estado sem estadia durante o tratamento ou realização de procedimentos em Goiânia.
 
Ao todo, são 28 leitos sendo 2 infantis na casa de apoio, 10 leitos de internação para cuidados paliativos e 20 leitos de retaguarda para o HDT/HAA. O incremento na oferta de leitos de internação para pacientes com doenças infecciosas e dermatológicas representa aumento na oferta do HDT/HAA já que o Condomínio é um anexo do hospital. Os atendimentos oferecidos contemplam também áreas de Odontologia, Psicologia, Nutrição e Serviço Social.
 

Condomínio Solidariedade em números

Infraestrutura:
-Área de 7.594,15 metros quadrados sendo 4.420,43 metros quadrados construídos
– 28 leitos sendo 2 infantis na casa de apoio, 10 leitos de internação para cuidados paliativos e 20 leitos de retaguarda para o HDT/HAA
-86 funcionários
-Refeitório com 50 lugares
-Um auditório com 50 lugares
-Uma Central de Esterilização de Materiais (CME)
-Área verde com irrigação e projeto paisagístico
-Estacionamento interno e externo para carros
-Ar condicionado no bloco administrativo, refeitório e sala de TI
-Rede própria de saneamento básico
-Câmeras de segurança interna
-Rede de gases medicinais nos quartos
-Bloco administrativo com sala de reunião, Diretoria Técnica, Coordenação Geral, Coordenação -Operacional e pelos setores de Recursos Humanos, Comunicação, Qualidade e Tecnologia da Informação
-Gerador de energia
-TV corporativa
-Comunicação visual com murais de avisos e placas indicativas
 
Serviços:
-Assistência em Psicologia, Fisioterapia, Serviço Social, Odontologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia
-Atividades: oficina de artesanato, oficina de informática e cozinha experimental
-Cuidados paliativos, retaguarda para pacientes crônicos do HDT/HAA
-Ambulatório: 6 consultórios para atendimento multiprofissional e 2 consultórios odontológicos
-Lavanderia com serviço de hotelaria
-Seis refeições diárias (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche de tarde, jantar e ceia)

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito