Tags

Equipe da SES-GO visita Ceap-Sol para organização do fluxo de atendimento para casos de dengue

9 de fevereiro de 2024

Por Aline Santos

Objetivo é fortalecer as iniciativas de combate às arboviroses em Goiás, com a liberação de leitos para tratamento da doença.

No último dia 7 (quarta-feira), a equipe da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou uma visita técnica no Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), unidade de saúde do Governo de Goiás, gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes em Goiânia, para organização do fluxo de atendimento de casos de dengue no estado.

A visita contou com a participação da gerente de regulação da SES-GO, Lorena Mota. Além da equipe da Gerência de Regulação e Internação (GERINT), também participaram da visita membros da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SPAIS), além de diretores, médicos, coordenadores e supervisores do Ceap-Sol.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), neste ano, já foram registrados mais de 22 mil casos de dengue, o que representa um aumento de 58% em comparação ao mesmo período de 2023.

“O Ceap-Sol é uma unidade extremamente importante no combate as arboviroses no Estado de Goiás. Estamos tendo um crescente número de solicitações de internações diariamente. E, o apoio dessa unidade de saúde permite que façamos a regulação de maneira mais rápida e também para garantirmos que esse paciente tenha acesso direto ao leito. É uma unidade com suporte de enfermaria, que fará todo o tratamento do paciente para evitar o agravamento da doença. Além disso, o Complexo Regulador Estadual fará a regulação diretamente para o leito e a internação será liberada de imediato, conforme disponibilidade de vagas”, pontua Lorena Mota.

Gabinete de Crise

O diretor-executivo do Ceap-Sol, Antônio Jorge de Almeida Maciel, explica que a SES-GO criou um gabinete de crise da Dengue e Arboviroses para empreender medidas de prevenção, controle, contenção de riscos e agravos à saúde da população goiana em decorrência do alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti. “Dentre essas iniciativas, está à seleção de unidades de referência para o atendimento de casos de dengue — a exemplo do Ceap-Sol, que atuará como ponto de retaguarda para casos de internação por arboviroses”, destaca.

A unidade também conta com um Comitê de Crises sobre Arboviroses. “Todos os dias, fazemos a análise da situação e enviamos informações atualizadas para a SES-GO. O objetivo é assegurarmos a tomada de decisões rápidas e mais assertivas, visando minimizar as possibilidades de agravamento da doença. Também estamos realizando ações de conscientização com os colaboradores, pacientes, visitantes e sociedade, a fim de reforçarmos a necessidade de combate ao mosquito causador da doença. Se cada um fizer um pouco e eliminar focos de água parada nos ambientes em que vive, é possível reduzir os casos da doença, afirma a diretora técnica do Ceap-Sol”, Thais Safatle.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito