Tags

Equipe do Serviço Social do Ceap-Sol promove conscientização sobre o papel da área

8 de abril de 2024

Por Aline Santos

Na última quarta-feira (3), a equipe do Serviço Social do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), uma unidade da SES-GO, gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes em Goiânia, promoveu uma roda de conversa sobre a área de atuação desses profissionais que têm entre as suas atribuições: prestar serviços sociais, orientando as pessoas quanto os seus direitos e deveres.

A supervisora do Núcleo Psicossocial, Hevelim Rótulo, esclarece que a iniciativa visa conscientizar a equipe da unidade de saúde em relação ao papel dos assistentes sociais. “Muitas pessoas confundem o papel do assistente social, por isso, realizamos um levantamento interno, por meio de um formulário, buscando entender as percepções da equipe do hospital sobre a formação, atuação e importância da equipe de assistência social. Com base nessas respostas, identificamos as principais dúvidas e realizamos o treinamento para explicarmos detalhadamente cada um dos aspectos”, finaliza.

“Primeiramente, explicamos que para ser assistente social a pessoa precisa ter uma formação superior e registro ativo no Conselho Regional de Serviço Social, sendo vedado o exercício irregular da profissão. Trata-se ainda de uma profissão regida pela Lei Federal n.º 8.662/1993, que estabelece as competências e atribuições da área. Outro ponto importante é que, existe um Código de Ética do Assistente Social que regula toda a nossa conduta profissional”, argumenta a assistente social, Lilian Mary Ferreira da Silva.

Durante o evento, os assistentes sociais explicaram que o campo de atuação é bastante amplo, englobando áreas como terceiro setor, indústrias, hospitais, sistema prisional, por exemplo.

No Ceap-Sol, a equipe do Serviço Social é composta atualmente por quatro assistentes sociais, sendo eles: Juliana Gomes Rodrigues, Lilian Mary Ferreira da Silva Leite, Lourival Cardoso de Almeida e Márcia de Almeida Nery, uma assistente administrativa, Tânia Maria Martins da Silva, sendo que todos esses profissionais atuam com o apoio da supervisora do Núcleo Psicossocial, Hevelim Oliveira Rótulo. No ano de 2023, a área atendeu cerca de 1200 pacientes, abrangendo a Casa de Apoio, Ambulatório e Internação da Unidade.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito