Tags

Notificações na área assistencial é tema de evento no Ceap-Sol

5 de abril de 2024

Por Aline Santos

O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol) promoveu, na última terça-feira (2), um evento de conscientização sobre as notificações na área assistencial. A ação, conduzida pela coordenadora da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Estado de Goiás, Patrícia Pereira Oliveira Borges, envolveu profissionais de todas as áreas assistenciais da unidade.

Em um primeiro momento, a profissional vinculada à SES-GO, esclareceu para os ouvintes que a notificação é entendida como o ato de comunicar a ocorrência de determinada doença ou agravo para a autoridade sanitária. Segundo Patrícia, as notificações são realizadas por meio de fichas individuais que devem ser preenchidas com cautela para assegurar a confiabilidade das informações. Nela, constam campos que permitem entender o perfil do paciente, a doença/agravo e a evolução.

A profissional ressaltou ainda que, quando a notificação é preenchida corretamente, ela permite que a análise da ficha seja mais assertiva e ágil, a fim de evitar a proliferação de doenças e alertar a população acerca dos cuidados necessários para interromper o ciclo de propagação. Complementarmente, ela explicou sobre os prazos de notificação, apresentou os modelos de fichas e esclareceu as principais dúvidas dos participantes acerca do assunto.

“A notificação é crucial no sistema de saúde, por fornecer aos órgãos competentes às informações de doenças, eventos e agravos que apresentem algum impacto na saúde. É a partir dessas notificações que são adotadas medidas de prevenção e controle. Também é a partir das notificações que o poder público analisa a necessidade de criação de políticas públicas e outras ações para a melhoria do cenário. Notificar é muito importante para o monitoramento, redução e erradicação de diversas doenças”, explica a coordenadora.

Além de palestras, o Ceap-Sol também realiza outras ações de forma contínua para estimular as notificações, a exemplo da produção de documentos norteadores, blitz de conscientização e fóruns. “Temos o compromisso com as melhores práticas de saúde, por isso, realizamos constantes capacitações e orientações internas para a conscientização da equipe do Ceap-Sol. Temos certeza que após esse treinamento, todos os presentes se sentirão ainda mais confiantes para a realização de notificações”, pontua a enfermeira do Serviço de Controle de Infecções Hospitalares e do Núcleo Hospitalar de Vigilância Epidemiológica do Ceap-Sol, Kayene Rosa Santos Almeida.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito