Tags

Professor da UFBA, referência em infectologia e publicações científicas, visita unidades do ISG

27 de setembro de 2019

Por Danyelle Fuad, Igor Guimarães e Verônica Richardelli

Dr. Sócrates Guanaes, médico,empresário e também professor que dá nome ao Instituto, foi mestre do conceituado visitante, Professor Dr. Tavares-Neto

Unidadesgerenciadas pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Goiânia-GO e em São Josédos Campos-SP receberam nos dias 26 e 27 de setembro a visita do Prof. Dr. JoséTavares-Neto, titular e livre docente em doenças infecciosas e parasitárias daUniversidade Federal da Bahia (UFBA) e um dos principais expoentes dainfectologia brasileira, referência em publicações científicas na área. Durantesua graduação em medicina, Tavares-Neto foi aluno de Dr. Sócrates Guanaes, paie inspiração de vida do diretor-presidente do ISG, Dr. André Guanaes, para afundação do Instituto que carrega o seu nome. Anos mais tarde, eleviria a ser professor de Dr. André durante seu mestrado na Universidade Federalda Bahia. Foi neste contexto de fortes lembranças que o visitante percorreu asunidades de saúde, acompanhado por seu ex-aluno, hoje colega de profissão eparceiro na missão de promover ‘saúde por meio da educação’. 

Tavaresiniciou a visita pelo Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad(HDT) e pelo Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio CondomínioSolidariedade (CEAP-SOL), em Goiânia, na quinta-feira (26). O encontroproporcionou interação institucional entre corpo docente-discente e serviços daassistência, ensino e pesquisa, prospecção de projetos e troca de experiências.A visita foi acompanhada também pela diretora administrativa do ISG, Aline Oliveira,e pelo diretor geral das duas unidades, Roger Moreira. Segundo Tavares-Neto,ambas são modelo para o país. “Tanto no HDT quanto no CEAP-SOL, é perceptível oenvolvimento dos membros das equipes em todos os processos de ensino, pesquisa,qualidade, segurança do paciente e humanização. Não à toa são uma referênciapara o Centro-Oeste brasileiro”, disse.

Nasexta-feira (27), foi a vez de conhecer o Hospital Regional de São José dosCampos “Dr. Rubens Savastano” (HRSJC), primeira parceria público-privada do estadode São Paulo, que tem os serviços assistenciais gerenciados pelo ISG. Naocasião, sugeriu implantar uma revista científica própria do Instituto, com oque está sendo produzido nas unidades, e criar um Comitê de Ensino e Pesquisapara orientar e incentivar as publicações. “A ideia é que o ISG abranja a áreade gestão com todas as áreas da assistência, pois tem condições plenas parapublicar trabalhos de grande relevância para o meio científico”, afirmou. Oencontro contou ainda com a presença do Prof. Dr. Antenor Araújo, referência emcirurgia ortognática no país, da enfermeira Ivana Siqueira, assessora de apoioà assistência do ISG, além da diretoria, gerências e coordenações.

SegundoDr. André, as interações entre as unidades do Instituto e visitas de profissionaisreferência a elas reforçam o posicionamento do ISG na busca pelo fortalecimentodo ensino e da pesquisa: “O Professor e Dr. José Tavares-Neto é uma referênciana infectologia, principalmente no campo da pesquisa científica. Tem diversaspublicações em grandes e respeitadas revistas internacionais. Poderrealizar benchmarking com profissionais desse gabarito sóreforça a nossa missão de ‘formar gente pra cuidar de gente’. Os colaboradoresdo ISG, cientes desse papel, atuam ao encontro dessa missão. Nossas unidadestêm alcançado resultados cada vez mais efetivos na busca por oferecer umserviço de saúde qualificado para nossa gente que precisa e merece”, disse.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito