Tags

Reabilitação neurofuncional é tema de palestra no Ceap-Sol

8 de fevereiro de 2024

Por Aline Santos 

Profissionais da unidade receberam orientações sobre os procedimentos adotados pela terapia ocupacional para a recuperação de pacientes

Na tarde da última terça-feira (6), a equipe do Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Solidariedade (Ceap-Sol), uma unidade Governo de Goiás, gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes, participou de uma palestra sobre o trabalho da terapia ocupacional na reabilitação neurofuncional de adultos e crianças. A iniciativa visa disseminar os conhecimentos acerca dos principais processos da terapia ocupacional para o tratamento e recuperação de pacientes.

A terapeuta ocupacional, Roberta Quintino Nogueira, falou sobre a avaliação dos padrões de desempenho, hábitos e rotinas. “Procuramos entender o que a pessoa consegue fazer, quais as limitações e também a atuação da família nos campos do cuidado e recuperação do paciente. Por isso, nosso trabalho analisa todo o aspecto sensorial, observando o que o paciente ‘tolera’, estimulando aspectos como temperatura e textura de alimentos, com o propósito de garantir que ele tenha funcionalidade e qualidade de vida”, frisa.

A profissional explica ainda que o foco da reabilitação neurofuncional é trabalhar com as disfunções de caráter neurológico, a exemplo de pessoas com autismo, pacientes com traumatismo cranioencefálico e pessoas que sofreram acidente vascular cerebral.

“Quando uma pessoa não consegue realizar uma atividade cotidiana, ela perde qualidade de vida. E, para evitar isso, contamos com uma equipe completa de reabilitação, que abrange o cuidado na totalidade, visando o bem-estar físico e mental. O paciente que realiza o tratamento adequadamente conquista mais liberdade e autonomia. Assim, a reabilitação neurofuncional é essencial para desenvolver, aprimorar ou recuperar capacidades psico-ocupacionais, como pensar, interagir e criar algo”, pontua a médica e diretora técnica do Ceap-Sol, Thais Safatle.

Conforme a médica, qualquer pessoa que apresente alterações de desempenho ocupacional, tenha alguma dificuldade para realizar atividades do dia a dia ou que possua atraso no desenvolvimento neuropsicomotor precisa procurar um médico para que seja feita uma avaliação sobre a necessidade de encaminhamento para um terapeuta ocupacional.

Atendimento

O Ceap-Sol é uma unidade da SES-GO, sendo que todos os atendimentos da unidade são encaminhados via Complexo Regulador Estadual.

 

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito