Tags

Programa ISG Saúde Primeiro Lugar promove ações pelo Novembro Azul

29 de November de 2023

Participantes tiveram acesso a orientações sobre Saúde do Homem e a prevenção ao câncer de próstata

O programa Saúde em Primeiro Lugar desenvolvido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG)  em parceria com a prefeitura de Caraguatatuba, ofereceu no dia 28 de novembro uma noite de promoção à saúde com foco na saúde do homem. O evento incluiu uma roda de conversa aberta aos moradores do município sobre prevenção ao câncer de próstata e orientações gerais sobre saúde masculina. Participaram especialistas em urologia, nefrologia e oncologia, educador físico e fisioterapeuta, além de uma humorista sexóloga. O evento contou com cerca de  200 participantes no Teatro Mário Covas.

Segundo o urologista Dr. João Ricardo Rossi, o Novembro Azul foi criado pela Sociedade Brasileira de Urologia para chamar a atenção da população sobre a saúde do homem como um todo. É dado mais ênfase à questão da próstata porque o câncer de próstata é o mais prevalente no homem após os 40 anos. “A ideia é chamar a atenção para a importância de realizar o exame de toque para avaliação da próstata junto com o exame de PSA. Com os dois exames o médico terá condições de avaliar se aquela pessoa poderá desenvolver o câncer ou não”.

Lançado em 29 de agosto, o programa Saúde em Primeiro Lugar já contou com a participação presencial de cerca de 2 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, e tem mais de 30 atividades previstas até o final do ano. O objetivo é oferecer serviços de promoção à saúde com atividades focadas na redução de riscos, abrangendo prioritariamente as áreas de nutrição e alimentação saudável, prática corporal ou atividade física, prevenção e controle do tabagismo e redução da morbimortalidade nos diversos ciclos de vida.

Confira as fotos na galeria!

 

 

 

 

Compartilhar

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito