Equipe do HDT celebra aniversário da unidade
11 de janeiro de 2023
Por Igor Guimarães
Para comemorar o aniversário de 46 anos, celebrado no dia 10 de janeiro, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerenciada pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), promoveu, na manhã desta quarta-feira (11), um evento de comemoração no auditório do hospital.
Os colaboradores da unidade acompanharam a apresentação do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado de Goiás, sob regência do sub. Tenente, Daniel das Neves. A tradicional banda da PM/GO executou, com a maestria de sempre, clássicos da música brasileira e internacional.
Logo após, houve momento solene com falas da diretoria e distribuição de bolos individualizados aos mais de cem colaboradores presentes na ação.
A diretora clínica da unidade, Dra. Camila Freire, reforçou a relevância do HDT para a saúde da população goiana.
“O HDT é hoje a mais importante unidade especializada em doenças infecciosas do Centro-Oeste. Nas últimas décadas desenvolveu expertise para o enfrentamento de vários surtos epidêmicos de doenças graves e atualmente é uma das referências em casos contra a Covid-19. Celebrar os 46 anos de história é uma forma de valorizar o nome desse gigante da saúde goiana que há tanto presta uma assistência qualificada, eficiente e humanizada”, disse.
Já a diretora executiva interina, Camila Costa, pontuou acerca da alegria de poder celebrar uma data tão importante para a unidade.
“Celebrar os 46 anos de uma unidade tão importante para a saúde pública de nosso estado é sempre motivo de alegria. Nós, colaboradores que, dia a dia nos doamos e nos entregamos para promover uma assistência cada vez mais eficiente nos emocionamos com a ação ocorrida aqui hoje. Nossa missão de cuidar e salvar vidas segue pujante como sempre”, pontuou a diretora interina.
Sobre o HDT:
O HDT fundado em 10 de janeiro de 1977, surgiu em virtude de uma grande epidemia de doenças Meningocócicas em Goiás no período de 1972 a 1976. Na época, os antigos hospitais Osvaldo Cruz e Pênfigo não possuíam estrutura para atender a sobrecarga da demanda. Dessa forma, surgiu a necessidade da criação de um hospital que atendesse pacientes portadores de doenças infecciosas e dermatológicas. Assim, nasceu o HDT, uma conjunção entre os dois antigos hospitais.
A unidade conta atualmente com 121 leitos em operação, é referência no estado de Goiás em atendimentos de média e alta complexidade, com prioridade para doenças infecciosas, infectocontagiosas e dermatológicas.
Um hospital premiado:
Em 2014, o hospital venceu o concurso cultural “Somos parte do SUS que dá certo”, do Ministério da Saúde (MS), e como prêmio recebeu menção honrosa da pasta durante a Semana Nacional de Humanização. Já em 2016, a unidade recebeu outra premiação, também do MS, em reconhecimento ao trabalho realizado no hospital, o que resultou no documentário “Humanização-SUS – HDT humanização contagiante”, que rodou todo país.
A unidade é também o primeiro e único hospital de doenças infecciosas do Brasil com certificação ONA, Nível 1 – recebido em setembro de 2014, e nível 2, em 2018.
Com uma visão humanizada, o HDT realiza, em média, 3.870 atendimentos médicos emergenciais e ambulatoriais por mês, e cerca de 8 mil atendimentos multidisciplinares. O número médio de internações é de 270.
Compartilhar