Relato de experiência sobre o HDT recebe premiação no VII Congresso Goiano de Assistência Farmacêutica e Políticas Públicas de Saúde
19 de junho de 2023
Com uma abordagem voltada ao uso racional de medicamentos, o trabalho intitulado ‘Intervenções Farmacêuticas e o Paciente Internado em Unidade de Saúde Pública’, escrito pela farmacêutica do Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes em Goiânia), Katiuscia Nascimento Alves Ribeiro, recebeu o prêmio de reconhecimento concedido pelo VII Congresso Goiano de Assistência Farmacêutica e Políticas Públicas de Saúde.
O relato de experiência foi estruturado com o objetivo de analisar a importância da triagem farmacêutica em prescrições médicas. Deste modo, realizou-se um estudo descritivo transversal misto no HDT, com a avaliação de 600 prescrições médicas. As intervenções farmacêuticas foram mensuradas entre 01 a 30 de abril de 2022.
A responsável pelo estudo, Katiuscia Nascimento, esclarece que o farmacêutico hospitalar responsável pela farmácia central realiza a triagem de todas as prescrições médicas, sendo que ele realiza a análise de aspectos como: dose, frequência de administração de medicamentos, duplicidade de medicamentos, tempo de uso dos antibióticos, formulários faltantes ou vencidos. Ou seja, existe um elo entre médico e farmacêutico, já que eles precisam atuar conjuntamente em prol da segurança do paciente e uso racional de medicamentos.
O Diretor Executivo do HDT, Antônio Jorge de Almeida Maciel, pontua que esses trabalhos são de grande relevância para o Sistema Único de Saúde (SUS) por colaborarem para a análise e melhorias de práticas que impactam diretamente os pacientes. “Assegurar uma experiência segura e de qualidade para os pacientes é dever de todos os profissionais da área da saúde, por isso, é extremamente importante empreendermos esforços em ensino, desenvolvimento e pesquisa. Afinal, é por meio do conhecimento que asseguramos o cumprimento da nossa missão de cuidar e salvar vidas”, afirma.
O ex-diretor do HDT, Bruno Almeida, esteve presente no congresso e também recebeu o prêmio de reconhecimento, já que o estudo foi realizado na época em que ele estava à frente da gestão da unidade. “Temos o compromisso com a educação continuada dos profissionais que fazem parte da instituição e incentivamos a pesquisa, porque esses aspectos são fundamentais para a manutenção da qualidade dos serviços, análise de melhorias e para assegurar um cuidado integral e de qualidade para os pacientes”, pontua Bruno.
Para o desenvolvimento do relato de experiência, solicitou-se a devida autorização do comitê de ética da unidade. A pesquisa envolveu ainda a consulta bibliográfica de vários trabalhos relacionados ao tema. As informações do estudo estão disponíveis na Plataforma Brasil.
A premiação ocorreu no dia 15 de junho (segundo dia do congresso), no Centro de Convenções do Castros Park Hotel, em Goiânia.
Compartilhar