Araras escolhem HDT como morada e embelezam rotina de quem passa pelo hospital
8 de junho de 2021
Por: Igor Guimarães
O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), tem recebido nos últimos meses a visita de uma família ilustre. Tratam-se de lindas araras-canindé que têm tornado a rotina do hospital um pouco mais leve e colorida. Os animais tradicionais do cerrado brasileiro fizeram de uma das palmeiras da fachada do HDT moradia oficial. Desde que a árvore foi atingida por um raio, no começo do ano passado, e perdeu as folhagens, seu caule se transformou em um ninho ideal para a ilustre família.
É comum a cena de colaboradores, visitantes e usuários do hospital olhando para cima e tentando registrar uma bela imagem dessas aves tão encantadoras.
Para o infectologista da unidade, Dr. João Alves, ter a presença das aves traz leveza para a rotina do hospital. “Nós entramos e saímos da unidade diversas vezes por dia. Sempre estamos com inúmeras preocupações na cabeça e diversas aflições relacionadas à assistência do hospital. Ao chegar e sair da unidade e nos deparar com animais tão belos sobrevoando nosso jardim, o sentimento que vem à tona é de esperança e de paz. Precisamos encontrar mais tempo para contemplar as belezas da natureza. Às vezes estão do nosso lado e não conseguimos valorizá-las”, finalizou.
Arara-canindé:
A arara-canindé, também conhecida como arara-de-barriga-amarela, arari, arara-amarela, arara-azul-e-amarela, araraí e canindé, é uma das mais conhecidas representantes do gênero Ara, sendo uma das espécies emblemáticas do cerrado brasileiro e importante para muitas comunidades indígenas.
Compartilhar