Tags

HDT promove conscientização sobre HIV/Aids em escolas de Goiânia

10 de dezembro de 2024

Projeto “HDT nas Escolas” impactou 270 estudantes

Por Cejane Pupulin

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), realizou na última semana uma série de ações educativas voltadas para a conscientização de adolescentes e jovens sobre HIV e Aids. A iniciativa impactou diretamente 270 estudantes de escolas localizadas na região do hospital, promovendo conhecimento, diálogo e combate ao preconceito.
Profissionais multidisciplinares do HDT conduziram bate-papos interativos com alunos da Escola Estadual Santa Luzia e da Escola Estadual da Polícia Militar Major Oscar Alvelos. Os encontros abordaram temas como prevenção, formas de transmissão, diagnóstico precoce e convivência com o vírus. Além de informar, o objetivo foi desmistificar a doença e incentivar práticas seguras de saúde.

Foco na juventude: grupo mais vulnerável à infecção

O projeto “HDT nas Escolas” tem como missão conscientizar jovens e adolescentes, um público prioritário na luta contra o HIV. De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV/Aids mais recente do Ministério da Saúde, a faixa etária entre 15 e 24 anos é a mais vulnerável à infecção. Entre 2012 e 2022, foram registrados 114.593 casos de HIV nesse grupo, representando 23,4% do total de infecções no Brasil. Além disso, mais de 52 mil jovens tiveram evolução do HIV para Aids entre 2011 e 2021, o que reforça a necessidade de ações preventivas.

Para o médico infectologista do HDT, Taiguara Fraga, as escolas são espaços estratégicos para a prevenção e conscientização. “Ao educar sobre o tema, as escolas ajudam a combater o estigma e a desinformação que ainda impactam quem vive com HIV/Aids. Além disso, oferecem suporte emocional e contribuem para um ambiente mais inclusivo e acolhedor”, afirma o especialista.

A estudante Laura Ferreira Ripardo, da Escola Estadual da Polícia Militar Major Oscar Alvelos, comentou sobre a importância dessas iniciativas entre os jovens. “É muito comum receber informações, mas, por ignorância, não colocá-las em prática. Trazer para os colégios temas como formas de transmissão do vírus e métodos de prevenção foi essencial. Muitos colegas tinham dúvidas e conseguiram esclarecer esses pontos de forma descontraída e educativa, o que atraiu a atenção de todos”, relatou.

Método inovador de aprendizado

O 3° Sargento PM Gilliard Gomes dos Santos, representante da Escola Estadual da Polícia Militar Major Oscar Alvelos, elogiou a iniciativa. “O projeto foi muito além da sala de aula convencional. A interação direta e o formato lúdico permitiram que os alunos assimilassem informações específicas de maneira natural e eficiente. É uma forma inovadora de aprendizado, que transforma conhecimento em experiência”, destacou.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito