Tags

Formando gente pra cuidar de gente : HDT promove curso de aperfeiçoamento para o Corpo Clínico da unidade

22 de março de 2022

Por Igor Guimarães

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), promoveu, por meio do seu Departamento de Ensino e Pesquisa, nos dias 17 e 18 de março, o curso “POCUS na prática”. O curso faz parte do Programa de Capacitação do Corpo Clínico do hospital e foi ministrado pela médica intensivista e professora, Dra. Nathalia Fortins.

Durante os dois dias de evento, os membros do Corpo Clínico do HDT tiveram acesso prático e teórico a temas como: princípios físicos da ultrassonografia; manejo do equipamento de ultrassonografia; ultrassonografia vascular; ultrassonografia do pulmão; ultrassonografia de nervo óptico e estimativa da presença de hipertensão intracraniana e ultrassonografia para punção lombar.

Segundo a médica Nathalia Fortins, responsável por ministrar o curso, os dois dias de treinamento do HDT foram enriquecedores.

“O Corpo Clínico do HDT participou ativamente destes dois dias de atividades. Tivemos uma mescla de momentos teóricos e práticos que, com toda certeza, serão extremamente úteis para a prática médica de cada um deles. A interação, envolvimento e concentração de cada participante foram essenciais para que o objetivo do treinamento fosse alcançado. Para mim, foi um prazer ministrar um curso com tema tão relevante aqui no hospital”, finalizou.

Para o infecto-pediatra e coordenador médico da ala de internação pediátrica do HDT, Dr. Fernando Oliveira Mateus, um dos participantes do curso, a experiência foi enriquecedora.

“Celebro a iniciativa do nosso Departamento de Ensino e Pesquisa em nos proporcionar um treinamento tão qualificado e essencial para nosso dia a dia. Tivemos acesso a práticas de atualização e manejo de ultrassom que, com toda certeza, irão enriquecer ainda mais o nossa atuação. Foram dias de aprendizado e compartilhamento de experiência que considero fundamentais”, celebrou.

A diretora técnica da unidade, Dra. Karine Borges de Medeiros, valorizou a iniciativa e celebrou a participação dos médicos do hospital.

“Mesmo diante de tantas demandas diárias os nossos profissionais têm se empenhado em buscar atualizações e aprendizado. Nosso Departamento de Ensino e Pesquisa tem sido fundamental na missão de formar gente pra cuidar de gente e, dia a dia, temos formado uma equipe cada vez mais preparada na prestação de uma saúde pública qualificada e eficiente aos nossos pacientes”, finalizou a diretora.

 

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito