HDT conquista Acreditação ONA 3 e consolida seu papel de referência em infectologia
4 de agosto de 2023
Hospital é o único da América Latina na especialidade a receber o selo de Qualidade
O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás, conquistou o selo de Acreditação ONA 3, acreditado com excelência. Este é o mais alto nível de reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das principais entidades não-governamentais de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde do país. Essa conquista representa um marco na trajetória do hospital, tornando-o o único da América Latina, especializado em Infectologia, a receber o prestigioso selo de Qualidade.
A Acreditação ONA é reconhecida como a principal certificação de qualidade no âmbito da saúde no Brasil, estabelecendo padrões rigorosos de qualidade, segurança e gestão para as instituições de saúde avaliadas. O HDT, gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) há 11 anos, passou por um rigoroso processo de avaliação conduzido pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) nos dias 29 e 30 de junho, no qual seus processos e protocolos foram minuciosamente examinados sob a metodologia ONA.
Essa conquista é ainda mais notável quando se considera a situação que o hospital enfrentava há 10 anos. Em 2013, a instituição estava diante de sérios problemas e encarava uma iminente interdição ética. No entanto, em 2014, com dedicação incansável de toda a equipe sob a gestão do ISG, o HDT obteve o selo ONA 1, seguido do selo ONA 2 em 2018. Agora, em 2023, ao conquistar o nível ONA 3, o hospital consolida o seu contínuo compromisso com a excelência em cuidados de saúde.
A entrega simbólica da certificação foi realizada na última sexta-feira, 04, no auditório do HDT, pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes). O evento contou com a presença de colaboradores do HDT, ex-diretores do HDT, do secretário de Saúde, parceiros e amigos.
Para o Secretário de Saúde de Goiás (SES-GO), Sérgio Vencio, o momento é de festa e confirma que a unidade é uma referência em atendimento. “A conquista da ONA 3 não é diploma, mas sim cultura que deve permanecer em todas as próximas gestões”, afirma. Ele complementa que hoje 29 unidades estaduais já possuem a certificação ONA em graus diferentes em todo o Estado. A Dra. Anamaria Arruda, secretária adjunta da SES-GO e ex-diretora geral do HDT, também marcou presença e se emocionou ao relembrar a trajetória do hospital, mencionando o quão representativa é a conquista do selo de acreditação.
O Diretor Executivo do HDT, Antônio Jorge, expressa sua satisfação com a conquista: “É um momento de grande orgulho para todos nós do HDT. Continuaremos comprometidos em trabalhar continuamente para elevar os padrões de assistência e cuidado, garantindo um atendimento cada vez mais qualificado e seguro a quem precisa e merece”, enfatiza.
A Diretora Técnica do HDT, Dra. Karine Medeiros, destaca o empenho da equipe, enfatizando que lidar com doenças infectocontagiosas é um desafio que requer dedicação e expertise: “A conquista do selo ONA 3 é o resultado do trabalho árduo de toda uma equipe dedicada a proporcionar sempre o melhor para nossos pacientes, especialmente quando se trata de doenças infectocontagiosas. Sabemos o quão desafiador é enfrentar essas condições e é por isso que sermos considerados o único hospital especializado em Infectologia na América Latina a receber essa certificação é de fato uma conquista sem precedentes”, celebra.
A Diretora Técnica do ISG, Dra. Thayse Barreto, representou o fundador e diretor presidente da instituição, Dr. André Guanaes, e afirmou que a gestão do ISG no HDT completou 11 anos recentemente e a certificação ONA 3 representa o esforço de toda a equipe. “A celebração de hoje é uma forma de expressar o reconhecimento do trabalho incansável e digno dos colaboradores do HDT. É também uma prova da parceria entre ISG e o Estado de Goiás e Secretaria da Saúde. Nosso compromisso é com a melhoria contínua, o respeito à vida e ao ser humano, a ética e a transparência em todas as nossas relações, e a busca pela excelência serão sempre os pilares que nos guiarão em nossas atividades”, pontua.
Compartilhar