Tags

HDT participa do projeto nacional Telescope Trial II, uma parceria com Hospital Albert Einstein

11 de outubro de 2023

Iniciativa busca entender os efeitos e resultados da telemedicina nas UTIs brasileiras.

Por Suyanne Dias.

Nos últimos dias 26, 27 e 28 de setembro, foi lançado em São Paulo a segunda etapa do projeto de pesquisa Telescope Trial, uma iniciativa do Hospital Israelita Albert Einstein realizada por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), junto ao Ministério da Saúde.

O Telescope Trial II surge como uma resposta crucial às crescentes demandas de cuidados intensivos em um cenário de saúde pública em constante evolução, buscando aprimorar a qualidade dos tratamentos nas UTIs por meio da tecnologia da telemedicina. O objetivo do projeto é avaliar se o atendimento virtual prestado pela equipe multidisciplinar pode aprimorar os resultados do tratamento de pacientes gravemente enfermos nas UTIs do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao todo, o estudo reúne 25 hospitais de vários estados brasileiros, empenhados em investigar modelos de telemedicina e seus impactos nas UTIs. Entre essas instituições de saúde, destaca-se o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) em Goiânia.

Durante os três dias de evento, profissionais do HDT participaram ativamente de ciclos de palestras e tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada à UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Estiveram presentes a Diretora Técnica, Dra. Karine Medeiros, a coordenadora médica da UTI, Dra. Adriana Rocha, o coordenador da reabilitação, Fabrício Soares, a supervisora de enfermagem, Cristina Carvalho, e as colaboradoras Celina Kushida e Lorrayne Alves Ferreira.

A Dra. Adriana Rocha, coordenadora médica das UTIs, comentou sobre a participação no projeto: “Estamos orgulhosos em fazer parte do projeto Telescope Trial II. Esta iniciativa é um marco importante na pesquisa da telemedicina e nos cuidados intensivos no Brasil e nossa equipe tem se dedicado para contribuir com o objetivo de melhorar o tratamento dos pacientes críticos da rede pública”.

A diretora técnica da unidade, Dra Karine, mencionou a importância do projeto para o HDT. “Essa é uma rica oportunidade de troca e aprendizado. Nossa dedicação a este projeto reflete nosso compromisso com a excelência na assistência multiprofissional e a busca contínua por maneiras inovadoras de melhorar a saúde de nossos pacientes”, finalizou.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito