HDT promove ações de conscientização no Setembro AmareloHDT

2 de outubro de 2025
Campanha reforçou a importância da prevenção ao suicídio entre colaboradores, pacientes e comunidade
Durante o mês de setembro, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), promoveu uma série de ações em alusão ao Setembro Amarelo, campanha mundial dedicada à prevenção do suicídio. As iniciativas tiveram como objetivo sensibilizar colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre a importância do cuidado com a saúde mental, do diálogo aberto e da busca por ajuda especializada.
Entre as atividades realizadas pelo setor de Gestão de Gente, destacaram-se os treinamentos rápidos in loco, nos quais psiquiatra e psicólogos visitaram os departamentos para orientar sobre saúde mental e esclarecer como procurar ajuda em momentos de crise. Além disso, foi instalada a “Caixa de Incentivo à Vida” ao lado do ponto eletrônico, estimulando reflexões e mensagens de apoio entre os colaboradores.
Na esfera assistencial, os pacientes internados participaram de rodas de conversa conduzidas pela equipe multiprofissional, com foco no acolhimento e na escuta ativa. Já o Time Acolher promoveu um bate-papo no ambulatório da unidade, envolvendo pacientes e acompanhantes em um espaço de troca e conscientização sobre o tema.
O Diretor Executivo do HDT, Antônio Jorge Maciel, ressaltou a relevância da campanha. “O Setembro Amarelo reforça nossa responsabilidade enquanto instituição de saúde em promover a conscientização e o cuidado integral. A prevenção do suicídio exige atenção, diálogo e, sobretudo, empatia. É nosso dever lembrar a todos que não estão sozinhos e que sempre há caminhos para superar os momentos de sofrimento.”
Para o psicólogo hospitalar Danilo Pereira Lima, dar visibilidade ao tema é essencial. “O mês do Setembro Amarelo é um período em que se faz menção à campanha de prevenção ao suicídio, incentivando o acolhimento e a escuta diante dos casos de sofrimento emocional e mental. A temática do suicídio ainda hoje é cercada de mitos e tabus que muitas vezes impedem a possibilidade de diálogo sobre este tema. Ações que coloquem em evidência a prevenção ao suicídio cumprem o papel de tornar este assunto mais acessível a um público mais amplo e incentivar debates relacionados ao tema.”
As iniciativas do Setembro Amarelo no HDT reafirmam o compromisso da instituição em oferecer não apenas assistência médica de excelência, mas também cuidado emocional e apoio social, fortalecendo a promoção da saúde mental e a valorização da vida.
Compartilhar