HDT realiza ação de conscientização sobre combate à violência sexual contra crianças e adolescentesHDT
20 de maio de 2026
Iniciativa do Serviço Psicossocial reforçou o papel das equipes de saúde na identificação e condução de possíveis casos de abuso
Por Luciana Paiva
O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), realizou, nos dias 18 e 19 de maio, uma ação de conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. A programação, promovida pela equipe do Projeto Acolher, em especial pelo Serviço Psicossocial, como parte da campanha Maio Laranja, reuniu colaboradores, pacientes e acompanhantes em atividades educativas voltadas à prevenção, acolhimento e fortalecimento da rede de proteção.
A abertura ocorreu no dia 18 de maio, no auditório da unidade, com palestra conduzida pela infectologista pediátrica Ana Caroline Lemes David e equipe multiprofissional. Durante o encontro, foram abordados temas como identificação precoce de sinais de abuso, escuta qualificada e o fluxo de atuação da rede de proteção.
Segundo a médica, campanhas de conscientização no ambiente hospitalar fortalecem o papel dos profissionais de saúde diante de possíveis situações de violência. Ela destacou que, muitas vezes, os serviços de saúde são a porta de entrada para vítimas que necessitam de acolhimento e encaminhamento adequados. “Essas ações ajudam a sensibilizar os profissionais para reconhecer sinais de abuso, acolher de forma humanizada e agir de maneira ética e responsável diante dessas situações”, afirmou.
A diretora técnica do HDT, Dra. Thais Safatle, reforça que, embora a unidade não seja especializada exclusivamente no atendimento de crianças e adolescentes, a campanha Maio Laranja é essencial no calendário institucional. “O enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes é uma responsabilidade de toda a sociedade e também dos serviços de saúde. Mesmo sendo referência em infectologia, o HDT precisa estar preparado para identificar, acolher e notificar possíveis casos, contribuindo com a rede de proteção e garantindo o cuidado necessário aos mais vulneráveis”, destacou.
A programação teve continuidade no dia 19 de maio, no ambulatório do HDT, com orientações promovidas por profissionais do Projeto Acolher para pacientes e acompanhantes sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. Também foram reforçadas informações sobre a importância da denúncia e da atuação conjunta em defesa da infância e adolescência.
Compartilhar



