HDT recebe visitas especiais e leva alegria a pacientes internados

11 de fevereiro de 2025
Ações humanizadas do Projeto Humanizar promovem bem-estar e acolhimento no ambiente hospitalar
Por Suyanne Dias
O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), recebeu nos últimos dias visitas muito especiais que trouxeram alegria, aconchego e momentos de leveza para pacientes e colaboradores. No dia 4 de fevereiro, o Grupo Terapia Assistida por Cães GO esteve na unidade, proporcionando a já conhecida Pet Terapia, e no dia 8 de fevereiro, foi a vez do grupo Palhacia espalhar sorrisos pelos corredores do hospital. Ambas as ações fazem parte do Projeto Humanizar, iniciativa do HDT que promove um atendimento mais acolhedor e humanizado.
Com a presença dos cães terapeutas Lord Whippet, Bella, Sky, Siriús e Lord Golden, a Pet Terapia mais uma vez demonstrou como o carinho e a interação com os animais podem transformar o ambiente hospitalar. A iniciativa, que reduz a ansiedade e fortalece o emocional dos pacientes, fez a diferença especialmente na ala pediátrica. Cecília, uma das crianças internadas na unidade, aproveitou cada momento de carinho e brincadeiras com os cães.
Para a mãe Ana Vitória Lopes, a ação trouxe um brilho especial ao olhar de sua filha. “Estou amando o tratamento aqui no HDT e, principalmente, essa iniciativa com os animais. Minha filha ama bichinhos, e já fazia cinco dias que ela não sorria. Hoje, com a visita dos cães, ela voltou a sorrir”, contou.
Já no dia 8, os corredores do hospital ganharam ainda mais cor e alegria com a visita do Grupo Palhacia, formado por voluntários que se vestem de palhaços para levar diversão e momentos de descontração a hospitais. Com brincadeiras e muita interação, os voluntários arrancaram sorrisos de pacientes e colaboradores, reforçando o impacto positivo do riso e da leveza no processo de recuperação.
As visitas lúdicas fazem parte das estratégias de humanização do HDT e acontecem todos os meses. Segundo a gerente operacional do hospital, Tainara Fagundes, essas ações fortalecem o acolhimento aos pacientes. “A presença dos cães e dos voluntários cria um ambiente mais acolhedor, trazendo conforto e alívio para os pacientes que estão passando por momentos delicados. O impacto positivo dessas interações no bem-estar emocional é imenso, e seguiremos investindo nesse tipo de iniciativa para oferecer uma experiência de tratamento ainda mais humanizada e afetiva”, destacou.
Fotos Marcos Monteiro/SES
Compartilhar