Solidariedade e Esperança: Natal de Famílias celebra 18ª edição no HDT
27 de dezembro de 2024
Ação solidária, promovida pelo Grupo Espírita Caminheiros da Luz, levou música, presentes e conforto aos pacientes, familiares e profissionais de saúde na noite de Natal
Por Suyanne Dias
O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), celebrou mais uma emocionante edição do projeto “Natal de Famílias” (@nataldefamilias) na noite do último dia 24 de dezembro. Completando sua maioridade, a iniciativa alcançou sua 18ª edição, trazendo alegria, conforto e solidariedade aos pacientes internados, seus acompanhantes e profissionais de saúde reforçando o verdadeiro espírito natalino por meio de música, presentes e mensagens de esperança.
O projeto, organizado pelo Grupo Espírita Caminheiros da Luz (@somosgecal), é uma tradição que, ao longo de quase duas décadas, promove um Natal especial àqueles que enfrentam desafios de saúde, estando internados no HDT. A ação contou com a participação de voluntários, colaboradores do hospital e membros da comunidade, que levaram canções natalinas e distribuíram kits de higiene, doados por empresas parceiras, como a Biocap (@biocapoficial), que contribuiu com os produtos para a montagem de 300 kits.
Além disso, a iniciativa arrecadou 180 latas de leite em pó, totalizando 144 quilos, que foram entregues ao Setor de Adesão do HDT. O leite em pó é essencial para mães que vivem com HIV, ajudando a reduzir a transmissão do vírus para seus bebês recém-nascidos.
A diretora geral do HDT, Dra. Anamaria Arruda, destacou a importância da iniciativa, que já se tornou uma tradição na unidade. “O Natal de Famílias é um exemplo de como a solidariedade pode transformar vidas. Quero agradecer profundamente a todos os voluntários e à equipe do projeto, que, ao longo desses 18 anos, têm se dedicado incansavelmente a levar conforto, amor e esperança aos nossos pacientes e seus familiares na noite de Natal. Essa ação representa o melhor do espírito humano e reflete o compromisso com a humanização no cuidado,” comentou.
Para a médica Dra. Luciana Pineli, que trabalha no HDT há 27 anos, o Natal de Famílias transcende o racional. “Não somos um coral profissional. A gente desafina na voz e nos movimentos, mas há algo especial no ar que toca a alma. Ao chegarmos ao hospital, sentimos uma emoção que nos envolve, e essa energia contagia a todos: pacientes, acompanhantes e profissionais. Alguns choram, outros filmam e, no contato com essa emoção que vem de algo superior, comunicamos a luz do aniversariante. É um sentimento que revigora o corpo e a alma, deixando marcas profundas em quem participa,” refletiu.
A edição que marca os 18 anos do projeto contou ainda com o apoio de dezenas de doadores anônimos, que contribuíram com presentes, recursos financeiros e suporte logístico. “Muitas pessoas já estiveram conosco como voluntários no Natal. Algumas estão conosco desde a primeira edição e não deixarão de vir nos próximos anos. Outras pessoas já não estão nesse plano, e devem nos acompanhar de “lá”. É uma corrente do bem que transforma vidas”, afirmou.
Ao atingir sua maioridade, o Natal de Famílias no HDT reforçou a força da união e da empatia, proporcionando aos presentes uma noite de amor, compaixão e esperança, e reafirmando o compromisso de continuar transformando vidas nos próximos anos.
Compartilhar