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UTI Adulto do HDT: Exemplo de evolução!

11 de outubro de 2017

Uma equipe só obtém êxito em suas atividades quando todos osseus membros estão em sintonia. Tradicionalmente o Instituto Sócrates Guanaes (ISG), promove a qualificação dasequipes de suas unidades, de modo que cada uma delas entenda a importância deseu papel em salvar vidas. Formando gente pra cuidar de gente, o ISG tem obtidoresultados positivos no que se refere à qualidade da assistência prestada.

Um grande exemplo desta atuação é o crescimento constante daUnidade de Terapia Intensiva Adulto do Hospital de Doenças Tropicais dr. AnuarAuad (HDT/HAA), unidade gerida pelo Instituto em Goiânia. Após o início dagestão do ISG em 2012, a UTI Adulto do HDT/HAA tem sido desenvolvida de modo aprestar seu trabalho com excelência. Desde 2014, a unidade tem sido coordenadapela enfermeira Patrícia Lisboa, que agindo de maneira harmônica com os princípiosde gestão do IGS tem conseguido obter resultado expressivos de qualidade, nãosomente no envolvimento com os colaboradores, mas também na melhoria dosprocessos internos e principalmente na assistência prestada àqueles que maisprecisam.

Desde a primeira avaliação da Organização Nacional deAcreditação (ONA) a U.T.I adulto alcançou um crescimento significativo. A unidadetem tido importância estratégica na assistência de todo o hospital. SegundoPatrícia Lisboa, algumas atitudes foram tomadas após sua chegada e esses fatorestêm influenciado na obtenção destes bons resultados: “Quando assumimos acoordenação de enfermagem da UTI em Setembro de 2014 encontramos uma equipedesmotivada e desalinhada com os processos internos. Sabendo que esses fatosinfluenciam não somente no mau ambiente mas também na qualidade da assistênciaprestada. Nosso primeiro passo foi entender o porquê de os colaboradores estaremassim, e promover ações para que eles se sentissem parte do processo. Aoempoderá-los obtivemos resultados positivos imediatos.”

Ainda segundo Patrícia, essa melhoria no ambiente internoproporcionou diretamente uma qualificação na assistência prestada aospacientes. “ Após a melhoria do clima interno da U.T.I nosso foco foiqualificar os processos e a assistência. Conseguimos por exemplo, praticamentezerar as infecções relacionadas a cateter venoso central, que caíram de 3,1% em2014 para 0,8% em 2017. Nosso objetivo é que esse indicador fique zero, e vamoscom certeza alcançá-lo. Aspectos relativamente simples de gestão e assistênciapodem cada vez mais resultar em melhorias significativas. Tenho evidenciadomuito isso à equipe para que percebam o valor de seu trabalho. Um exemplo quesempre tenho citado é que após a adoção de um check list beira leito, onde todos os colaboradores da equipe ‘abraçaram’seu uso, nós conseguimos reduzir em cerca de 80% o número das lesões de pele, eisso nos motiva a cada vez mais seguir esse caminho do envolvimentode todos e da busca pela melhoria contínua”, disse.

Segundo a diretora geral da unidade,Aline Oliveira, exemplos como esse evidenciam que a atuação de cadaprofissional pode claramente mudar todo o cenário do cuidado ao paciente: “Nossamissão aqui é salvar vidas. Este exemplo da U.T.I evidencia de maneira muitoclara e prática que a atuação profissional de qualidade obtém resultados que levama uma melhor assistência. É justamente por esse fato que a área de saúde é tãoapaixonante. Com nosso esforço, foco e boa vontade podemos diretamente promovera melhoria de vida aos nossos pacientes e por que não aos seus familiares. Amotivação ao obter estes resultados nos dá a certeza de que o caminho é árduo,mas que vale totalmente à pena”.

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