HRJR comemora o Novembro Azul com roda de diálogo sobre os mitos e verdades da saúde do homem
30 de novembro de 2024
Por Silas Macedo
Em comemoração ao mês de conscientização contra o câncer de próstata, o Hospital Regional Jorge Rossmann (HRJR) realizou na última quarta-feira (27), uma roda de diálogo com os colaboradores da unidade, incluindo homens e mulheres, sobre os mitos e verdades ligados a prevenção da doença e sobre a saúde do homem.
O médico especialista em urologia, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Mohamad Dib Salah Ali, conduziu o bate-papo apresentando informações técnicas de forma leve e descontraída, esclarecendo as dúvidas comuns sobre o tema e também trazendo informações novas, destacando a importância da prevenção.
“O melhor caminho sempre é a prevenção. Quando há o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 95%. A informação, o esclarecimento de preconceitos, acompanhamento médico regular e exames preventivos são essenciais para a cura e a qualidade de vida dos homens”, afirmou Ali.
Além do câncer de próstata, o especialista abordou a hiperplasia prostática benigna (HPB), infecções urinárias e câncer de testículo. Entre os participantes, cerca de 20% eram mulheres que participaram no intuito de obter informações para compartilhar com companheiros e filhos.
A diretora técnica do HRJR, Dra. Keila Alves Franchin, enfatizou a importância crucial de iniciativas que promovam a conscientização sobre a saúde masculina, especialmente no combate ao câncer de próstata. “O Novembro Azul representa uma oportunidade vital para abordarmos um tema de extrema relevância: os cuidados preventivos com a saúde do homem”, afirmou.
Ela destacou que historicamente há uma resistência cultural entre os homens em relação a consultas médicas regulares e check-ups de rotina. “É imperativo que mudemos esse paradigma. Nossa missão é clara: devemos focar no caminho mais eficaz para salvar vidas, que é a prevenção”, pontuou a diretora.
A Dra. Keila ressaltou ainda que por meio de ações educativas e do incentivo ao acompanhamento médico regular, é possível transformar essa realidade, focando no diagnóstico precoce e na adoção de hábitos saudáveis para garantir uma melhor qualidade de vida e longevidade à população masculina.
Novembro azul
A campanha “Novembro Azul” teve início em 2003 com a iniciativa de dois amigos australianos, Travis Garone e Luke Slattery, que a partir de um papo sobre o uso do bigode (comportamento comum nas décadas anteriores) seguindo para o tema saúde do homem, e inspirados no Outubro Rosa, decidiram criar uma ação de conscientização e combate ao câncer de próstata.
Nasceu o “Movember”, junção das palavras mustache (bigode em inglês) e november (novembro em inglês). No primeiro ano foram aproximadamente 30 participantes, já em 2004 o movimento tomou grandes proporções e ano a ano vem aumentando, com adesão crescente à campanha em todo o mundo.
Compartilhar