Ações reforçam a importância da rede de apoio na amamentação

31 de agosto de 2023

Por Agenilson Santana

Com o tema “Apoie a Amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”, a Comissão de Aleitamento Materno do HRJR promoveu atividades alusivas ao Agosto Dourado, mês de sensibilização e incentivo às boas práticas de amamentação.

Entre as ações promovidas na unidade, as mães e pais do Alojamento Conjunto participaram de rodas de conversa com a equipe multiprofissional, esclareceram dúvidas e foram incentivados a promover a amamentação até os dois anos de vida da criança, e de forma exclusiva até os seis meses, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Na UTI Neonatal, as equipes prepararam laços e gravatas na cor dourada para os bebês internados, assim como sessões de fotos, que foram impressas como lembrança para os pais. A ação teve como objetivo envolver as famílias na campanha, estimular a doação e reforçar a importância do leite materno como alimento fundamental para salvar vidas.

Nos dias 15 e 22 de agosto, os colaboradores assistiram a esquetes teatrais e participaram de palestras sobre a importância do aleitamento para reduzir a mortalidade materno-infantil, os Dez Passos para o Sucesso da Amamentação, dificuldades de amamentação e os direitos da mulher trabalhadora que amamenta.

A pediatra Dra. Ana Maria Calaça Prigenzi, especialista em amamentação e responsável pelo Banco de Leite Humano de Peruíbe, explicou o tema da campanha, que neste ano busca promover debates sobre a garantia dos direitos das mães trabalhadoras para manter o aleitamento materno mesmo após retorno ao trabalho.

 

Agosto Dourado

O Agosto Dourado é uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da amamentação, e tem como objetivo promover o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê, além de incentivar a amamentação continuada até pelo menos os dois anos de idade, complementada com a introdução gradual de alimentos sólidos.

O Dourado da campanha é uma referência ao leite humano, considerado padrão-ouro da alimentação infantil e muito importante para o desenvolvimento das crianças.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito