Doação de leite materno: gotas de amor para um mundo melhor

31 de maio de 2022

Por Agenilson Santana

Em comemoração ao Dia Mundial de Doação do Leite Humano, a Comissão de Aleitamento Materno do HRJR promoveu programação especial no auditório, no dia 19 de maio, para lembrar a importância do gesto e do estímulo à amamentação.

Para falar sobre a “A Importância do Leite Materno para o Prematuro”, a pediatra especialista em neonatologia Dra. Marilene Kiskissian Martins destacou o trabalho diário realizado na UTI Neonatal do HRJR e como cada gota de leite materno pode contribuir para salvar a vida dos recém-nascidos.

A pediatra Dra. Ana Maria Calaça Prigenzi, especialista em amamentação e responsável pelo Banco de Leite Humano de Peruíbe, ministrou a palestra “Como a Equipe de Enfermagem Contribui para a Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno, sensibilizando para a importância da rede de apoio para as mães e da mobilização de todos para consistência das doações e manutenção dos estoques de leite humano.

Em seguida, uma roda de conversa realizada no Alojamento Conjunto entre profissionais e puérperas esclareceu as principais dúvidas sobre doação de leite materno e reforçou como é vital esse gesto de solidariedade para alimentar e mudar o futuro dos bebês, principalmente prematuros e de baixo peso internados.

Para o supervisor de nutrição e presidente da Comissão de Aleitamento do HRJR, Felipe Raymundo Neves Fernandes, o evento reforçou a importância do leite materno, que tem papel fundamental na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico. “É muito importante o engajamento de toda a equipe multiprofissional no processo, seja na forma de incentivo a uma possível doadora, seja no simples ato de preencher um cadastro. Assim, conseguimos aumentar a oferta de leite humano, considerado o melhor alimento para os bebês, conforme todas as sociedades científicas nacionais e internacionais”, explica.

Gotas de Amor para um Mundo Melhor

O Dia Mundial de Doação do Leite Humano é comemorado em todo o mundo com o objetivo de estimular a doação de leite materno e promover debates sobre a importância do aleitamento e da doação de leite humano.

No Brasil, a campanha é organizada pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. Neste ano teve como tema “Doação de Leite Humano: Gotas de Amor para um Mundo Melhor”, para estimular a população quanto à importância da doação e divulgar os bancos de leite humano nos estados e nos municípios.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito