Equipe da UTI Adulto participa de gincana de higienização das mãos

28 de fevereiro de 2023

Por Agenilson Santana

Nos dias 16 e 17 de fevereiro, a equipe responsável pelo projeto “Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” promoveu na UTI Adulto a gincana “5 Momentos da Higienização das Mãos”.

Com o objetivo de reforçar entre os colaboradores a importância do tema, a gincana faz parte de uma série de ações lúdicas desenvolvidas pela equipe para ampliar o entendimento sobre o projeto e a cultura da segurança na unidade.

Segundo a coordenadora de enfermagem da UTI Adulto, Rosianne Aby Azar Reis, a iniciativa foi realizada nos quatro plantões e mobilizou os colaboradores. “Os profissionais participaram da dinâmica com muita espontaneidade, percebemos a interação do grupo e, principalmente, o propósito de reforçar a importância de higienizar as mãos. Houve até grupo de estudos para participação”, ressaltou.

O projeto “Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” é promovido pelo Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

A UTI Adulto do HRJR participa do projeto e recebe suporte técnico da equipe de especialistas do Hospital Sírio-Libanês, além de interações com profissionais de outros 193 hospitais de todo o país, e suporte de outros cinco hospitais de excelência que integram o PROADI-SUS (Hospital Moinhos de Vento, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein e Beneficência Portuguesa).

Ao longo do projeto são realizadas sessões de aprendizagem virtuais e visitas dos especialistas do Proadi-SUS, com atividades para fortalecer a troca de experiência entre instituições públicas e privadas em torno do tema principal: reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

Além das dinâmicas, outras ações foram implantadas na unidade pela equipe do projeto, como o Quadro Kamishibai, que visa direcionar a equipe quanto a melhorias para otimizar a prevenção de infecções, e o Quadro de Gestão Diária para Sustentar a Melhoria (GDSM), com o objetivo de evidenciar à equipe os novos processos que estão sendo testados, o que eles podem sinalizar quanto a melhorias e sugestões para manutenção.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito