Tags

Formatura marca primeira turma do curso Básico de Libras

12 de dezembro de 2023

Por Agenilson Santana

A diretoria do HRJR promoveu, no dia 5 de dezembro, uma cerimônia de formatura para homenagear os colaboradores que participaram do curso Básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O curso aconteceu entre os meses de agosto e novembro, com participação de 22 alunos, e teve como objetivo ensinar aos participantes as habilidades essenciais para se comunicar pela Língua de sinais e facilitar a comunicação e o acesso à informação às pessoas surdas.

Com a participação de profissionais administrativos e assistenciais, as aulas foram ministradas pela advogada e Chefe de Gabinete do hospital, Dra. Juciene Timóteo, que também é especialista em Educação Inclusiva.

“Os colaboradores buscaram a capacitação voluntariamente, principalmente aqueles que atuam no atendimento ao público e possuem interesse em melhorar a comunicação. O curso foi inspirador e já temos lista de espera para novas turmas em 2024”, explica.

Além de capacitar os profissionais e tornar o atendimento ao público mais humanizado, o curso também estreitou os laços entre colaboradores, criando um ambiente de empatia e compreensão, para a construção de uma sociedade mais inclusiva, diversificada e respeitosa.

A colaboradora e aluna Shirley Henrique Domingues foi diagnosticada aos 29 anos com síndrome de Usher, uma doença hereditária caracterizada pela deficiência auditiva e perda progressiva da visão. As aulas de Libras no ambiente de trabalho fizeram com que ela se sentisse mais acolhida.

“Eu não aceitava minha condição e o curso me fez perceber onde é meu lugar como PCD. É muito importante que as pessoas entendam que aprender sinais ou Libras é adentrar no mundo de pessoas que dependem disso para viver, foi uma das melhores coisas que me aconteceu”, diz.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito