Grupo de trabalho fortalece o atendimento ao paciente indígena
31 de julho de 2024
Por Agenilson Santana
No intuito de fortalecer as práticas de atendimento ao paciente indígena, a diretoria do HRJR promove mensalmente encontros entre os profissionais de diversos setores da unidade e representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), das secretarias municipais de saúde da região, caciques e articuladores do Departamento Regional de Saúde (DRS-IV).
O objetivo das reuniões é alinhar o fluxo de comunicação entre as equipes para oferecer um atendimento mais acolhedor e humanizado em relação às práticas e processos de trabalho, considerando a vulnerabilidade epidemiológica e sociocultural de algumas comunidades.
Os temas em discussão são transformados em ações concretas, a partir da elaboração de diretrizes, protocolos assistenciais, qualificação das equipes e melhoria do acesso das populações indígenas aos serviços de saúde.
Entre as iniciativas já implantadas no HRJR, estão o ajuste de dietas considerando os hábitos alimentares, sistema de alta diurna para facilitar a locomoção para as aldeias, flexibilização nos horários de visita e de troca de acompanhante, alinhamento de Boletim Médico junto aos profissionais da saúde da comunidade e a criação de protocolo para entrega da placenta à mãe após o parto.
Para a supervisora de atendimento do HRJR, Shirley de Lima Silva, as reuniões são fundamentais para que os profissionais do hospital entendam as peculiaridades de cada etnia e suas tradições culturais. “Conhecendo as culturas nós asseguramos um atendimento mais humanizado, podendo realizar adequações respeitando os valores destes povos originários”, diz.
A coordenadora de enfermagem da Maternidade, Raquel Cecília Monteiro, explica que os encontros contribuem para fortalecer a rede de cuidado ao paciente indígena. “O contato mais próximo junto às lideranças e aos profissionais que atuam diretamente nas aldeias é fundamental para entender as necessidades, torna mais fácil criar um vínculo com os pacientes estando próximo das pessoas que cuidam deles no dia a dia”, destaca.
Roseli Rodrigues, articuladora da Atenção Básica do Departamento Regional de Saúde (DRS-IV) da Baixada Santista, ressalta que a iniciativa da equipe do HRJR em resgatar as ações do hospital na atenção à saúde indígena enfatiza a importância de integrar as Políticas de Saúde nos territórios, trazendo o respeito à diversidade cultural e seus saberes étnicos. “É um passo importante para contribuir para o crescimento do nosso SUS, cumprindo um de seus princípios, que é a Equidade”, completa.
Compartilhar