Tags

HRJR comemora Agosto Dourado e promove reflexão sobre sustentabilidadeHRJR

4 de setembro de 2025

Evento reuniu especialistas sobre amamentação e propôs conscientização e mudança de hábitos em prol do meio ambiente

Por Silas Macedo

O Hospital Regional Jorge Rossmann, referência na proteção, apoio e incentivo ao aleitamento materno, realizou no último dia 28 de agosto a comemoração do Agosto Dourado – mês dedicado à promoção do aleitamento materno no Brasil. O tema do evento foi “Priorizemos a amamentação – Construindo sistemas de apoio sustentável”, promovendo a conscientização sobre o aleitamento materno e os impactos no meio ambiente causados pelos leites industrializados.

A abertura foi realizada pela neonatologista do HRJR, Dra. Tatiana Antunes Lara, que explicou a origem da campanha, a escolha da cor dourada referenciando o valor do leite materno, e os benefícios do aleitamento para a saúde do bebê e da mãe. “O leite materno oferece o melhor para cada bebê. Aumenta o vínculo com a mãe e gera inúmeros benefícios físicos e emocionais para ambos”, afirmou.

Na sequência o supervisor de nutrição do HRJR, Felipe Neves Fernandes, explicou as características e vantagens nutricionais do leite materno comparado as opções oferecidas pela indústria. “Quando pensamos na cadeia de produção de leite em pó, identificamos um alto consumo de recursos naturais. Para uma lata de 800 gramas são consumidos 3200 litros de água. Além disso, há a geração de lixo, incluindo o plástico, que tem baixo índice de reciclagem”, destacou.

A pediatra do HRJR, Dra. Ana Meri Possan Paganatto, e a fonoaudióloga do HRJR, Ana Beatriz de Quadros Nassar Fusco, compartilharam estudos científicos e relatos sobre os benefícios do leite materno nos aspectos físicos, emocionais e cognitivos dos bebês.

A coordenadora do Banco de Leite Humano de Peruíbe e membra da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), Dra. Ana Maria Calaça Prigenzi, falou sobre a importância da doação de leite humano no intuito de salvar as vidas de bebês hospitalizados e aqueles cujas mães ainda não conseguem ter sua produção de leite efetivada. Ela explicou ainda como as mães podem ser doadoras e fazer a diferença nesta causa tão importante. “Cada gota de leite é preciosa. Conscientizar sobre a importância da doação é um dever de todos os profissionais da saúde”, destacou.

Para a diretora executiva do HRJR, Fernanda Lage, o Agosto Dourado reforça a vocação da unidade que é reconhecida como Hospital Amigo da Criança (IHAC). ”Nossa atuação é contínua, as equipes da maternidade e assistência são focadas no incentivo ao aleitamento materno. Ações que nos movem no propósito de cuidar e salvar vidas”, pontuou.

Compartilhar

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito