HRJR conclui com êxito Projeto Saúde em Nossas Mãos do Proadi-SUS

12 de dezembro de 2023

Por Agenilson Santana

O Hospital Regional Jorge Rossmann concluiu com êxito o Projeto Colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil – Saúde em Nossas Mãos”, promovido pelo Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Realizado durante o triênio 2021-2023, o Projeto foi desenvolvido junto à equipe da UTI Adulto e conduzido pelos profissionais do Hospital Sírio-Libanês, com sessões de aprendizagem virtuais, presenciais, suporte técnico e visitas de especialistas.

Ao todo, foram 193 hospitais participantes com o objetivo aprimorar as práticas de prevenção e segurança do paciente nas unidades, atuando para reduzir em 30% as taxas de Infecção Relacionadas à Assistência (IRAS) nas Unidades de Terapia Intensiva.

A cerimônia de encerramento e divulgação dos resultados do Projeto aconteceu nos dias 6 e 7 de dezembro, em Brasília, e teve como representantes do HRJR a enfermeira Patrícia Paz Cravançola, supervisora do SCIH, e Rosianne Aby Azar Reis, coordenadora de enfermagem da UTI Adulto.

No compilado geral, que engloba todos os hospitais participantes, o Projeto alcançou uma redução de mais de 50% das IRAS no país, como as associadas a cateter ou à ventilação mecânica, impactando no bem-estar e salvando a vida de inúmeros pacientes.

“Foi um projeto de qualidade e desenvolvimento profissional, direcionando as equipes participantes na construção de processos de trabalho seguros e atualizados, colocando a equipe assistencial como protagonista do cuidado, motivando a realizar técnicas com boas práticas para garantir a segurança ao paciente. Foi um grande aprendizado para todos da equipe”, destaca Rosianne.

Engajada desde o início no Projeto, a técnica de enfermagem da UTI Adulto Ariane Paduano da Silva conta que o aprendizado possibilitou gerar novas ideias e fortalecer a execução. “A experiência foi incrível, uma missão de disseminar a teoria da mudança, foi possível notar a evolução de toda a equipe, aprimorando as habilidades, refinando nossas técnicas e fortalecendo a qualificação na assistência ao paciente”, ressalta.

Para agradecer o empenho no Projeto, a direção do HRJR preparou uma homenagem a todos os profissionais envolvidos, que atuaram na construção de um ambiente mais seguro e confortável para os pacientes. Clique AQUI para acessar.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito