HRJR conquista a certificação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança

7 de fevereiro de 2020

Por Agenilson Santana

O Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém, conquistou a certificação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), conferida pelo Ministério da Saúde a instituições que cumprem os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Realizado pelas avaliadoras credenciadas pelo Ministério da Saúde Marisa Ferreira, Roberta Ricardis e Patrícia Amorim Teixeira, nos dias 23 e 24 de janeiro, o processo de validação levou em conta a atenção e o cuidado à mulher durante as fases de pré-parto, parto e pós-parto e garantiu o livre acesso da mãe e do pai ao bebê para que possam permanecer pelo maior tempo possível junto a ele. Incluiu também o cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância (NBCAL).

O HRJR é o único da Baixada Santista a ser acreditado na primeira avaliação cumprindo todos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno. A certificação tem validade de três anos e inclui um processo contínuo de monitoramento das ações, no qual a direção e a equipe do hospital têm o compromisso de encaminhar anualmente o resultado online ao Ministério da Saúde.

Para o diretor técnico do HRJR, Dr. Cézar Kabbach, o título é o reconhecimento do trabalho realizado pelas equipes do hospital. “Nossos profissionais, diariamente, promovem e apoiam o aleitamento materno e a saúde integral da criança e da mulher. O título comprova a relevância desse empenho para ampliar o vínculo do binômio mãe e bebê, fundamental para aumentar os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado. São ações diárias que contribuem para a redução da mortalidade materna e infantil na nossa região.”

Com mais de 600 profissionais capacitados, a diretora executiva do HRJR, Fernanda Lage, ressalta a importância do envolvimento das equipes, da higienização até a direção do hospital. “A capacitação constante e o engajamento de todos os setores assistenciais e administrativos foram fundamentais para esta conquista. Todos sensibilizados para um atendimento mais humanizado e aptos a empoderar as mães na amamentação.”

Sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é uma estratégia lançada no mundo inteiro pela Organização Mundial da Saúde e UNICEF com o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar.

Desde 1992, o Ministério da Saúde certifica instituições que cumprem os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno e uma série de outros requisitos que buscam a adequada atenção à saúde da criança e da mulher.

Além do aumento da taxa de aleitamento materno, bebês que nascem em Hospital Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto.

O Brasil tem 329 estabelecimentos de saúde certificados, sendo 42 no estado de São Paulo. No mundo já são mais de 20 mil hospitais com o título.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito