HRJR implanta protocolo de Acidente Vascular Cerebral

30 de setembro de 2022

Por Agenilson Santana

O Hospital Regional Jorge Rossmann ampliou os serviços de urgência e emergência com novos fluxos e a implantação do Protocolo de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico, aumentando as chances de salvar vidas e oferecer mais qualidade de recuperação dos pacientes encaminhados pelo SAMU e pelas unidades de pronto atendimento da região.

Principal causa de incapacidade pelo poder de ocasionar sequelas graves, o AVC isquêmico consiste na formação de coágulo que entope a artéria que leva sangue para o cérebro. Quando o problema não é identificado rapidamente, as sequelas são irreversíveis, por isso é fundamental reconhecer rapidamente os sinais, realizar o transporte rápido e iniciar o tratamento no tempo adequado.

Com a implantação do protocolo e dos novos fluxos, o HRJR passou a ser referência na região para este tipo de atendimento, e agora conta com médico emergencista e equipe de neurologia para realização da trombólise para AVC, tratamento que consiste na aplicação de um medicamento chamado trombolítico que dissolve o coágulo e restaura o fluxo do sangue para o cérebro.

Desde o início de setembro, o novo serviço faz parte da rotina do hospital. Para alinhar os processos e as condutas médicas, foram realizadas reuniões com a direção do Instituto Sócrates Guanaes e representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS-IV), assim como treinamentos com a participação das equipes do HRJR, profissionais do SAMU e das unidades básicas de saúde.

Para a diretora técnica interina do HRJR, Dra. Célia Cristina Brasileiro de Souza, o atendimento rápido e bem estruturado reduz a mortalidade e as chances de sequelas. “Para que ofereça resultado satisfatório, a aplicação do trombolítico deve ser realizada nas primeiras 3 horas após o início dos sintomas, por isso o tempo de socorro e o tratamento adequado são imprescindíveis, possibilitando reverter em até 100% as sequelas”, explica.

Segundo a diretora executiva do HRJR, Fernanda Lage, o novo serviço gera um grande impacto positivo para a população. “A reestruturação do setor de emergência, com atendimento neurológico, que é essencial para a realização da trombólise, foi fundamental para atender esta importante demanda que tem por objetivo salvar vidas e oferecer mais qualidade de recuperação para os pacientes vítimas de AVC”, ressalta.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito