HRJR melhora a comunicação para garantir a segurança do paciente

14 de junho de 2019

Por Agenilson Santana

Ampliando as ações para reforçar a Meta 2 de Segurança do Paciente “Melhorar a Comunicação entre os Profissionais de Saúde”, o setor de Qualidade do Hospital Regional Jorge Rossmann, em Itanhaém, implementou o processo para notificação de valor de pânico dos exames laboratoriais.

O procedimento consiste em facilitar o fluxo para que a equipe do Laboratório entre em contato com o setor responsável da assistência para relatar resultados de exames com valores críticos, que podem indicar uma condição de alto risco para o paciente.

Para capacitar as equipes da assistência para o novo procedimento, o setor de Educação Permanente tem realizado treinamentos visando à implantação em diferentes setores do hospital. Entre as áreas com mais notificações, estão Maternidade, UTI Neonatal e UTI Adulta.

A iniciativa estreita a comunicação entre os profissionais e aumenta a segurança do paciente, ressalta a enfermeira da Educação Permanente do HRJR, Tatiane Fernandes Alves. “Durante o processo de notificação, a equipe de enfermagem confirma os dados do paciente, o exame, o valor e informa ao médico. Tivemos ótima adesão da equipe multiprofissional e o Laboratório nos informou um aumento de notificações. Essa comunicação efetiva entre as equipes possibilita a rápida e correta tomada de conduta.”

Segundo Tatiane, estão sendo implementados indicadores para avaliar a comunicação efetiva e a implantação do processo para notificação de valor de pânico também para os exames de imagem, consolidando essa importante iniciativa para assistência de qualidade e segurança do paciente.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito