HRJR promove ações de conscientização no Dia Mundial de Segurança do Paciente

20 de setembro de 2021

Por Agenilson Santana

Em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro, as equipes da assistência do HRJR abordaram nas reuniões diárias de cada setor as seis metas internacionais para garantir a segurança do paciente.

Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que neste ano destaca o tema “Cuidado Materno e Neonatal Seguro”, a data reforça iniciativas e a promoção de boas práticas para um ambiente seguro de saúde.

O tema central acompanha o chamado à ação “Aja agora para o parto seguro e respeitoso!”, com o objetivo de mobilizar profissionais de saúde e a sociedade em torno de ideias e práticas em favor de um parto seguro e respeitoso e da segurança do paciente neonatal.

As seis metas instituídas pela OMS para garantir a qualidade e a segurança do paciente são: identificação correta do paciente; comunicação efetiva entre os profissionais de saúde; segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; procedimentos cirúrgicos seguros; prevenção de infecções por meio da higienização das mãos e prevenção de quedas e úlceras por pressão.

Para envolver os colaboradores e estimular as práticas das seis metas internacionais, o Núcleo de Segurança do Paciente (NUSP) do HRJR promove ações durante todo o ano, reforçando os processos no intuito de diminuir os riscos de eventos e criar um ambiente mais acolhedor.

Para a supervisora de Educação Permanente do HRJR, Alexandra de Souza, compreender e colocar em prática as metas de segurança é essencial a todos os profissionais. “O tema deste ano em comemoração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente é muito especial para todos nós, pois reforça a atenção dispensada na Maternidade. Com o tema abordado em todos os setores no Diálogo Diário de Segurança, ampliamos os cuidados para o parto seguro e a segurança do paciente neonatal”, ressalta.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito