Tags

HRJR retira 225 quilos de lixo nas praias de Itanhaém na ação “Praia Limpa, Oceano Protegido”HRJR

3 de abril de 2025

Mobilização teve palestras, aula de yoga, distribuição de Equipamento de Proteção Individual, limpeza das praias e raio-x dos resíduos

Por Silas Macedo

O Hospital Regional Jorge Rossman (HRJR) retirou 225 quilos de lixo nas praias de Itanhaém no último sábado (29) por meio da ação “Praia Limpa, Oceano Protegido”. A iniciativa foi realizada em parceria com o Instituto Ecosurf, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Itanhaém (AEAI), a Associação Comercial de Itanhaém (ACAI), o Rotary Club Itanhaém e a Prefeitura Municipal de Itanhaém.

A abertura do evento aconteceu na sexta-feira (28) no auditório da ACAI – localizado na região central da cidade – com a participação da diretora executiva do HRJR, Fernanda Lage, que destacou a importância de parcerias a favor do meio ambiente e abordou o foco do hospital nesta causa. “Agradeço aos parceiros por estarmos juntos nessa missão. Acredito que apenas assim seremos capazes de gerar mudanças significativas. Nosso intuito é promover a saúde além dos muros do hospital, cuidando do meio ambiente e as consequências que ele pode trazer a todos nós”, disse ela.

A gestora do HRJR falou ainda sobre as ações implementadas no hospital em prol do planeta, incluindo o uso de placas solares responsáveis pelo aquecimento de toda água disponibilizada aos pacientes nos quartos, e o uso de recursos limpos e renováveis por meio da aquisição de energia eólica.

A solenidade contou com a participação dos representantes das empresas, parceiros e voluntários envolvidos na ação. Foram ministradas duas palestras com especialistas na área ambiental, a primeira foi com a pesquisadora e ambientalista, Nathany Herrera, que abordou os impactos das mudanças climáticas, e na sequência o fundador do Instituto Ecosurf, João Malavolta, com o tema “Pare o Tsunami de Plástico”.

No sábado (29) os voluntários receberam camisetas, copos de plástico reciclado, protetor solar e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Depois participaram de uma breve aula de yoga no intuito de alongar e preparar o corpo para a ação. Malavolta deu orientações sobre o recolhimento do lixo e os cuidados necessários para uma participação segura.

Após a largada simbólica com uma buzina, os participantes de diversas idades, desde crianças a idosos, seguiram munidos de baldes para a limpeza das praias. Os materiais recolhidos foram depositados em grandes lonas coloridas com placas de sinalização, usadas para a separação do lixo e a identificação dos resíduos.

O fundador do Ecosurf explicou que o raio-x do lixo é essencial para que haja uma real conscientização e sensibilização sobre os resíduos encontrados na faixa de areia.

Após a segregação do material, levando em conta o tipo e o estado de conservação, os resíduos foram direcionados para a Coopersol, cooperativa de Itanhaém responsável por encaminhar os resíduos para as empresas especializadas em reciclagem.

Compartilhar

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito