Infectologista explica as diferenças entre Influenza e Covid-19
31 de janeiro de 2022
Por Agenilson Santana
Diante da alta de pacientes com sintomas e quadros gripais, pode ser comum confundir a infecção do vírus da gripe, conhecido como Influenza, com a infecção por Covid-19.
Ambas são doenças respiratórias e, embora a forma de transmissão e os sintomas sejam bem parecidos, é possível perceber algumas diferenças entre as duas, explica a infectologista Dra. Gláucia Resende, do Hospital Regional Jorge Rossmann.
Os sintomas nos casos de Influenza A (H3N2) costumam ser intensos nas primeiras 48 horas após a infecção. Num quadro de Covid-19, os sinais mais fortes começam a partir do quinto ou sexto dia de infecção.
A tosse também é um sinal que pode ajudar a identificar os vírus. Nos dois casos a tosse é geralmente seca, mas em infecções por coronavírus costuma ser intensa e persistente.
Perda do olfato, paladar e dificuldade respiratória são sinais muito característicos da Covid-19, indicando que o paciente deve procurar atendimento médico com urgência.
A infectologista reforça que a confirmação de uma ou outra doença só pode ser feita por meio da testagem. Portanto, é fundamental buscar atendimento médico para que o quadro possa ser avaliado.
Para prevenir casos de Influenza ou Covid-19, a população deve manter as medidas de prevenção, como distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscara da forma correta. “Só assim diminuímos a chance de contágio”, alerta Dra. Gláucia.
GRIPE (Vírus Influenza)
– Tosse
– Febre súbita
– Dores de cabeça
– Dores no corpo e nas articulações
– Mal-estar
– Dor de Garganta
– Coriza
COVID-19 (Coronavírus)
– Tosse persistente
– Coriza
– Febre
– Espirros
– Dor de cabeça
– Dor de garganta
– Perda de paladar ou olfato podem ocorrer em alguns casos
– Dificuldade para respirar
Compartilhar