Infectologista explica as diferenças entre Influenza e Covid-19

31 de janeiro de 2022

Por Agenilson Santana

Diante da alta de pacientes com sintomas e quadros gripais, pode ser comum confundir a infecção do vírus da gripe, conhecido como Influenza, com a infecção por Covid-19.

Ambas são doenças respiratórias e, embora a forma de transmissão e os sintomas sejam bem parecidos, é possível perceber algumas diferenças entre as duas, explica a infectologista Dra. Gláucia Resende, do Hospital Regional Jorge Rossmann.

Os sintomas nos casos de Influenza A (H3N2) costumam ser intensos nas primeiras 48 horas após a infecção. Num quadro de Covid-19, os sinais mais fortes começam a partir do quinto ou sexto dia de infecção.

A tosse também é um sinal que pode ajudar a identificar os vírus. Nos dois casos a tosse é geralmente seca, mas em infecções por coronavírus costuma ser intensa e persistente.

Perda do olfato, paladar e dificuldade respiratória são sinais muito característicos da Covid-19, indicando que o paciente deve procurar atendimento médico com urgência.

A infectologista reforça que a confirmação de uma ou outra doença só pode ser feita por meio da testagem. Portanto, é fundamental buscar atendimento médico para que o quadro possa ser avaliado.

Para prevenir casos de Influenza ou Covid-19, a população deve manter as medidas de prevenção, como distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscara da forma correta. “Só assim diminuímos a chance de contágio”, alerta Dra. Gláucia.

 

GRIPE (Vírus Influenza)

– Tosse

– Febre súbita

– Dores de cabeça

– Dores no corpo e nas articulações

– Mal-estar

– Dor de Garganta

– Coriza

 

COVID-19 (Coronavírus)

– Tosse persistente

– Coriza

– Febre

– Espirros

– Dor de cabeça

– Dor de garganta

– Perda de paladar ou olfato podem ocorrer em alguns casos

– Dificuldade para respirar

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito