Maternidade retoma programa de visita monitorada para gestantes

31 de janeiro de 2023

Por Agenilson Santana

Referência no atendimento do baixo ao alto risco gestacional, a Maternidade do HRJR retomou a agenda de visitas monitoradas à unidade, proporcionando mais cuidado e acolhimento às gestantes e suas famílias.

Organizada pela equipe assistencial e apoio da Comissão de Humanização, o Programa de Visita à Maternidade apresenta a infraestrutura, os profissionais que farão o atendimento e os procedimentos realizados desde a chegada da gestante até o pós-parto, com o objetivo de proporcionar mais segurança, contribuir para reduzir a ansiedade e oferecer a melhor experiência durante o parto.

As gestantes e seus acompanhantes são recebidos pela equipe do hospital, que apresenta breve histórico da unidade, documentos necessários para internação, fluxo de atendimento, as práticas de humanização e da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, título recebido pelo cuidado materno-infantil, que inclui a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

No roteiro da visita, são apresentados os setores simulando por onde as gestantes vão passar, como emergência obstétrica, consultório médico, ala pré-parto e Centro de Parto Humanizado, que possui suítes individuais, tornando o ambiente seguro, respeitoso e acolhedor para a gestante e o acompanhante da sua livre escolha.

Acompanhadas pelos profissionais da Maternidade, as gestantes recebem informações e esclarecem dúvidas sobre o período da gestação, métodos não farmacológicos para alívio da dor, os procedimentos no dia do parto e o pós-parto.

No Alojamento Conjunto, as gestantes são orientadas sobre o trabalho da equipe multiprofissional, apoio para o sucesso da amamentação, cuidados com o recém-nascido, alta responsável e a importância da mãe e do bebê permanecerem juntos, por tempo integral, até a alta.

Ao lado do marido, Bruna Bueno Ribeiro, moradora de Itanhaém, participou da visita em janeiro, com 35 semanas de gestação, no intuito de decidir sobre o parto do seu terceiro filho. “Estamos buscando um hospital humanizado e ficamos bem animados com toda essa humanização, como realmente o hospital dá atenção para a mãe”, relatou após conhecer a estrutura e esclarecer as dúvidas sobre o atendimento.

A coordenadora da Maternidade, Raquel Cecília Monteiro, explica que a visita é importante para que a gestante conheça o ambiente onde será realizado o parto e sinta-se acolhida. “É um momento especial para a gestante, o início de uma nova família, e a visita proporciona à mulher a sensação de segurança e lhe dá a oportunidade de sanar dúvidas sobre os serviços prestados, o que trazer para internação e quando e em que situações procurar a Maternidade. Isso tudo gera na mulher uma sensação de conforto e tranquilidade, que são sentimentos fundamentais para uma experiência positiva no momento do parto”, esclarece.

As visitas à Maternidade do HRJR são realizadas a partir da 28ª semana de gestação, e devem ser agendadas na Recepção, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, ou pelo telefone (13) 3421 4343, das 10 às 16h.

O uso de máscara de proteção é obrigatório e acompanhantes devem ter 18 anos ou mais.

As datas programadas para as próximas visitas são: 8 e 22 de fevereiro; 8 e 22 de março; 5 e 19 de abril; 3, 17 e 31 de maio; e 14 e 28 de junho.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito