Mês da segurança do paciente é comemorado no HRJR

29 de setembro de 2023

Por Agenilson Santana

Em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em todo o mundo em 17 de setembro, o Núcleo de Segurança do Paciente do HRJR promoveu nos dias 18 e 19 uma série de atividades dedicadas ao tema, com o objetivo de conscientizar profissionais, gestores e estudantes para a importância da segurança do paciente.

A programação contou com palestras explicativas sobre a importância crucial dos pacientes, familiares e cuidadores no processo de cuidar, segurança na prescrição, administração de medicamentos e fortalecimento da cadeia medicamentosa, além das práticas de cirurgia segura, fortalecendo a adesão ao protocolo para garantir a segurança nas intervenções cirúrgicas.

Reforçando a meta de Cirurgia Segura, os colaboradores e equipe médica do Centro Cirúrgico foram surpreendidos no início dos plantões e tiveram que confirmar seus dados para identificação, como nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Segundo a coordenadora do setor, Larissa Zenker, a ação também contou com a demarcação da lateralidade em forma de alvo. “Foi uma maneira de conscientizar a equipe sobre a importância da cirurgia segura no paciente certo e no local certo”, explica.

A campanha de 2023 teve como tema “Engajar os pacientes para a segurança do paciente”, visando reconhecer a participação ativa dos pacientes no cuidado com sua própria saúde, assim como promover a conscientização entre familiares e cuidadores, contribuindo para a prevenção de erros médicos e a melhoria geral da segurança nos cuidados de saúde.

Para a coordenadora de Qualidade do HRJR, Izabelly dos Santos Ramalho, envolver os pacientes como parceiros ativos no processo de cuidados de saúde é garantir que uma parte valiosa do cuidado seja incluída. “É fundamental considerar o paciente como o centro do cuidado, reconhecendo-o como sujeito ativo no seu processo saúde-doença e em contínua interação com os profissionais e organizações de saúde, sempre em busca de melhorias na assistência prestada”, reforça.

Conhecida como Setembro Laranja, a campanha é realizada em todo o mundo, ressaltando o compromisso de todos com a promoção da segurança do paciente por meio de políticas, práticas e conscientização.

A cor laranja foi escolhida para representar a campanha devido à associação com a segurança e a atenção, simbolizando a prevenção e o cuidado.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito