Novembro Roxo: evento aborda os cuidados com o bebê prematuro

26 de novembro de 2019

Por Agenilson Santana

Em comemoração ao mês dedicado à prematuridade, os colaboradores do Hospital Regional Jorge Rossmann participaram, no dia 18 de novembro, de evento com o objetivo de conscientizar para os cuidados com o bebê prematuro, a atenção à família e a capacitação da equipe multiprofissional de saúde.

Além de apresentações ministradas pelos profissionais do HRJR, o evento contou com palestra da enfermeira Aline Carla Hennemann, da ONG prematuridade.com, abordando a segurança do paciente na UTI Neonatal, e o relato de experiência do médico Renato Oliveira de Lima, mostrando o impacto do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria na assistência ao recém-nascido, realizado em cidades com pouca infraestrutura no interior do Piauí.

Para a coordenadora médica da UTI Neonatal do HRJR, Dra. Marilene Kiskissian Martins, as palestras motivaram a reflexão em busca da melhoria contínua, práticas humanizadas e seguras para a melhor evolução dos bebês prematuros. “Mostrar nossos números nos faz pensar em tudo que construímos e que ainda temos para crescer. Os palestrantes externos trouxeram a vivência de outros serviços, agregando conhecimento e mostrando como transformar adversidades em legados para a humanidade.”

O novembro roxo é celebrado em mais de 50 países, com o intuito de debater estratégias para reduzir as taxas do nascimento prematuro, um problema que atinge 15 milhões de crianças, todos os anos, ao redor do mundo. “É um momento de conscientização em relação à prematuridade, causas de partos prematuros, o nascimento, os problemas dentro da linha de cuidado da unidade neonatal e todo o seguimento pós-alta”, reforça a Dra. Marilene.

Dr. Renato apresentou relato de experiência

Enfermeira Aline falou sobre segurança do paciente

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito