Outubro Rosa: ações reforçam a importância da detecção precoce

31 de outubro de 2023

Por Agenilson Santana

Para marcar o mês de conscientização sobre o câncer de mama, a equipe de Humanização do HRJR promoveu uma programação especial para as colaboradoras da unidade, com palestra sobre os cuidados com a saúde da mulher e Espaço da Beleza.

Como forma de disseminar a importância do diagnóstico precoce, foram distribuídos folhetos e cartazes sobre como realizar o autoexame da mama, além do incentivo aos colaboradores vestirem rosa em alusão ao tema.

Campanha Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama, realizada anualmente durante o mês de outubro. O principal objetivo é alertar as mulheres e a sociedade como um todo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessa doença, que é uma das principais causas de morte entre as mulheres.

Durante o Outubro Rosa, diversas ações são promovidas, tais como eventos, palestras, exames gratuitos e iluminação de monumentos e prédios com a cor rosa, símbolo da campanha. O movimento busca incentivar as mulheres a realizarem o autoexame das mamas, a procurarem regularmente o médico para check-ups e a realizarem a mamografia, especialmente aquelas com mais de 40 anos.

Além disso, o Outubro Rosa busca desmistificar o diagnóstico do câncer de mama, incentivando a busca por informações precisas e o apoio emocional necessário para enfrentar a doença. A mobilização social durante esse período visa criar uma consciência coletiva sobre a importância da saúde da mulher e contribuir para a redução da mortalidade por câncer de mama.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito