Outubro Rosa: ações reforçam a importância da prevenção do câncer de mama

outubro rosa

17 de novembro de 2020

Por Agenilson Santana

Para comemorar o mês dedicado a iniciativas de alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Hospital Regional Jorge Rossmann realizou diversas ações para reforçar a mensagem da campanha Outubro Rosa para colaboradores e pacientes.

Com o apoio da diretoria, a iluminação da fachada ganhou o tom rosa, a equipe de humanização mobilizou os profissionais em torno do tema, formando um coração na frente do hospital e um painel com as mãos dos colaboradores em apoio à campanha “dê uma mãozinha e apoie esta causa”.

Orientado pelo setor de Educação Permanente, um grupo de enfermeiras e técnicas de enfermagem circulou nos setores da unidade explicando sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Durante as orientações, a enfermeira Giselle Freitas do Nascimento notou que poucas colaboradoras fazem o autoexame das mamas de forma regular, sendo que algumas nunca tinham realizado. Ela enfatizou a importância do autoconhecimento. “É preciso perceber que a mulher, quando submetida ao exame, leva consigo mais do que um corpo. Ela leva sua história, seus valores, seus sentimentos, suas vivências, seus medos, suas carências, suas angústias, seu conhecimento e o seu desconhecimento”, ressaltou.

Segundo Alexandra de Souza, supervisora da Educação Permanente, a iniciativa também teve como proposta encorajar as colaboradoras a realizarem seus exames de rotina, fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais a doença é assintomática. “O cuidado com o corpo é algo que deveria ser constante, porém, com todas as demandas do dia a dia, as mulheres acabam se descuidando. Ações como estas fazem com que as mulheres retomem a importância dos cuidados com sua própria saúde”, destaca.

As ações em comemoração ao Outubro Rosa foram promovidas em todas as unidades de saúde gerenciadas pelo ISG, e incluíram decoração dos ambientes, sobremesas especiais, cartazes e telas de fundo de computador com mensagens sobre o tema.

Como fazer o autoexame

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns. O diagnóstico precoce aumenta significantemente as chances de cura, por isso é fundamental fazer os exames de rotina e observar sinais, como nódulos, retração da pele, alteração da cor, espessura ou textura da pele de uma mama, retração ou alteração de posição ou forma de um mamilo, secreção ou perda de líquido pelo mamilo.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito