Profissionais do HRJR participam de encontro das maternidades

Comissão de Humanização e profissionais da assistência do HRJR

16 de abril de 2021

Por Agenilson Santana

A Comissão de Humanização e profissionais da assistência do HRJR participaram, no dia 08 de abril, de um encontro com especialistas e representantes das maternidades da região sobre alta responsável, transição do cuidado das gestantes, puérperas e bebês.

Realizado via webconferência, o evento foi promovido pelo Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista e apoio do Núcleo Técnico de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP).

O objetivo foi possibilitar um momento de troca de experiências e compartilhamento entre os profissionais que acompanham os processos de trabalho e fluxos na assistência materno-infantil nas unidades, abordando temas como acolhimento, classificação de risco, vulnerabilidades e estratégias de cuidado compartilhado.

Os profissionais fizeram um resumo sobre o acolhimento e as ações realizadas em cada unidade. A enfermeira do Alojamento Conjunto Raquel Cecilia Santos Monteiro e a psicóloga Ana Maria Guimarães falaram sobre os processos e fluxos da Maternidade, principalmente no cuidado à paciente Covid-19, e destacaram os avanços do trabalho do HRJR junto aos municípios para a alta responsável.

Durante o evento, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Vera de Souza e a psicóloga e articuladora Vilma Cervantes, do Centro de Referência e Treinamento-DST/AIDS-SP (CRT-DST/AIDS), apresentaram o Projeto do Estado para intervenção e fortalecimento das regiões de saúde para a redução da sífilis congênita.

Para a articuladora de humanização do DRS-IV, Mara Regina Annunciação, o evento possibilitou muitas trocas entre os participantes e também avaliar o andamento das iniciativas de cada unidade. “A proposta é dar continuidade e fazer o encontro das maternidades com os municípios de referência e continuar aprimorando os processos de trabalho”, ressalta.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito