Profissionais participam de atividades no mês de conscientização da prematuridade
3 de dezembro de 2021
Por Agenilson Santana
Em comemoração ao mês dedicado à sensibilização da prematuridade, o Hospital Regional Jorge Rossmann promoveu encontros, homenagens e palestras sobre o tema entre os dias 18 e 30 de novembro, com o envolvimento da equipe multiprofissional da unidade, puérperas e representantes da saúde na região.
A ação destacou o tema central da campanha Novembro Roxo, que neste ano estimula a separação zero entre mãe e bebê prematuro, e as atividades tiveram como objetivo enfatizar as melhores práticas realizadas na UTI Neonatal, conscientizar a todos para a importância de prevenir o parto prematuro e orientar sobre os cuidados para uma gestação mais segura.
Nas rodas de conversa com as mães dos bebês internados na unidade, a equipe preparou uma programação especial, reforçando temas como ansiedade materna e o propósito de uma rede de apoio que envolva a família, amigos e profissionais de saúde.
Entre os assuntos abordados nas palestras, os profissionais tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre mamalgesia, segurança do paciente, posicionamento do recém-nascido no leito, teste do pezinho e mudanças nas diretrizes do Método Canguru.
Para falar sobre “Desafios da Amamentação no Pré-Termo Tardio”, a unidade recebeu a fonoaudióloga Eliane Selma do Valle Blanco, da Santa Casa de Santos.
A pediatra especialista em amamentação e responsável pelo Banco de Leite Humano de Peruíbe, Dra. Ana Maria Calaça Prigenzi, apresentou o tema “Leite Humano ‘Ouro em Gotas’ – A Importância do Incentivo à Amamentação.
Ao final do evento, a coordenadora médica da UTI Neonatal, Dra. Marilene Kiskissian Martins, e os diretores do HRJR, Fernanda Lage e Dr. Cézar Kabbach, prestaram homenagens às mães doadoras de leite materno e aos profissionais que atuam na assistência aos bebês.
Um varal de fotos resumiu algumas histórias dos bebês atendidos na unidade e emocionou colaboradores, pois possibilitou a eles reviverem cada momento de cuidado, carinho e atenção prestada aos prematuros.
A coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal, Raquel Muniz, explica que o varal foi uma homenagem aos pequenos heróis e também aos profissionais que dedicam seu conhecimento e amor. “É um privilégio cuidar dos bebês, sou muito grata em fazer parte da história de cada um. Quando saem de alta, temos a sensação de dever cumprido, de alívio e de paz por estarmos entregando o bem mais precioso à família”, diz.
Para o Diretor Técnico do HRJR, Dr. Cézar Kabbach, as ações do Novembro Roxo visam conscientizar os profissionais e a sociedade sobre prevenção e as consequências das complicações do parto prematuro. “A prematuridade é a principal causa de óbito em crianças menores de cinco anos, por isso é muito importante ampliarmos o debate sobre o tema. Nossa unidade tem estrutura, equipamentos tecnológicos de ponta, equipes humanizadas e preparadas que estão contribuindo diariamente para salvar vidas e reduzir a mortalidade infantil na nossa região”, ressalta.
Compartilhar