Programa de ginástica laboral é implantado na unidade

13 de janeiro de 2023

Por Agenilson Santana

No intuito de oferecer um ambiente de trabalho com mais qualidade de vida, o setor de Gestão de Gente promove desde dezembro o programa de ginástica laboral para colaboradores de todos os setores.

Conduzido pela equipe de Fisioterapia, a atividade é realizada todas as quartas-feiras, sempre às 15 horas, com dinâmicas, alongamentos e exercícios orientados pelos fisioterapeutas qualificados e habilitados que atuam na instituição.

A atividade é realizada em grupo na entrada do setor de Gestão de Gente durante o expediente de trabalho, com duração de 15 a 20 minutos, e proporciona inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos participantes.

Os exercícios são baseados em técnicas simples de respiração, controle, entendimento corporal, reeducação postural e equilíbrio muscular, contribuindo para aliviar o estresse e evitar lesões por esforço repetitivo, não sendo necessário o uso de roupas esportivas.

Um estudo compilado pela Revista Científica de Enfermagem mostra que a ginástica laboral para os profissionais que atuam no ambiente hospitalar tem o potencial de diminuir dores, impactar positivamente a saúde mental, melhorar a interação entre equipes e a disposição.

Para a coordenadora de Fisioterapia do HRJR, Nayra Gomes Peres, a atividade melhora o sistema cardíaco, respiratório e esquelético, aumenta a consciência corporal, previne doenças ocupacionais, minimiza a fadiga, o esgotamento e a monotonia. “Os exercícios ativam a circulação periarticular com aquecimento tecidual e neuromuscular, que são imprescindíveis às atividades que exigem atenção e tomadas de decisão que resultam em atos motores, promovem ganho de força pelo alongamento muscular restaurador do potencial contrátil, melhoram o retorno venoso, a capacidade ventilatória, a postura e reduzem o estresse”, explica.

A coordenadora do setor de Gestão de Gente, Renata Chiarion, destaca a importância de os gestores estimularem a participação dos colaboradores, pois a atividade proporciona bem-estar e previne doenças ocupacionais. “O projeto foi implantado com muito carinho para melhorarmos a ergonomia no trabalho, tanto para os profissionais administrativos quanto assistenciais. Além de cuidar da saúde física, é um momento de descontração e de estímulo ao trabalho em equipe”, completa.

Compartilhar

Assine Nossa Newsletter

Receba as últimas novidades em seu e-mail

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições da nossa Política de Privacidade.

Aceito